SOJA

BSBIOS migra para S/4

Gigante do agronegócio adota também Ariba, em projeto da Delaware.

02 de março de 2023 - 06:54
BSBIOS é uma grande produtora de biodiesel. Foto: Divulgação.

BSBIOS é uma grande produtora de biodiesel. Foto: Divulgação.

A BSBIOS, uma das maiores produtoras de biodiesel do Brasil, começará em maio a migração do seu sistema de gestão ECC da SAP para o S/4, a última versão do ERP da multinacional alemã, em um projeto com consultoria da Delaware.

Além do update do sistema de gestão, a BSBIOS vai implementar também o SAP Agricultural Contract Management, uma solução focada na gestão de contratos de compras de grãos, um aspecto central do negócio da empresa, além do Ariba, um software de e-procurement na nuvem. 

A BSBIOS tinha a meta de fechar o ano passado com patamar inédito para a companhia: a produção de 1 bilhão de litros do biocombustível, nas suas duas plantas, localizadas em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, e Marialva, no Paraná. 

A meta era um salto significativo sobre os 895,4 milhões produzidos em 2021, quando a empresa faturou US$ 1,5 bilhão.

A Delaware foi fundada em 2003 na Bélgica, a partir de uma unidade da Andersen/Deloitte. A empresa tem mais de 3 mil funcionários espalhados em 14 países, sendo 185 no Brasil.

A carteira de clientes da Delaware no país tem 40 nomes, incluindo empresas como Via Varejo, Leão Alimentos e CMPC Latam.

RISE WITH SAP

O upgrade na BSBIOS acontece por meio do programa Rise with SAP, uma iniciativa da multinacional lançada em janeiro de 2021 para acelerar a migração dos clientes para a nuvem. 

O programa parece estar decolando, o que pode ter que ver com a aproximação do fim do suporte regular para o ECC, prevista para 2027.

Na sua última divulgação trimestral de resultados, a SAP destacou que grandes empresas como Klabin, BRK, Raia Drogasil, BP Bunge Bioenergia e Amaggi.

É preciso olhar o anúncio das adesões com certa cautela, no entanto, porque ter o nome na lista não significa que o cliente tenha um projeto com consultoria contratada e data marcada para começar, como no caso da BSBIOS.

Alguns dos clientes fecham a compra das licenças com a SAP dentro do programa, demorando mais algum tempo para escolher o implementador e colocar o projeto em prática.