
A Cacau Show vendeu 27 mil toneladas de chocolates em 2022. Foto: Divulgação
A Cacau Show, indústria brasileira de chocolates, lançou a primeira versão do seu aplicativo, desenvolvido em conjunto com três empresas: a Kobe, a Salesforce e a OSF Digital.
Disponível na App Store e na Google Store, a aplicação permite comprar produtos da marca, encontrar informações das lojas e atendimento para dúvidas, além de acessar o programa de fidelidade Cacau Lovers.
No desenvolvimento do projeto, a Kobe, startup gaúcha de desenvolvimento de apps mobile, ficou responsável por criar a base do aplicativo de vendas e a inteligência do front a ser customizado.
Já a estrutura da Salesforce, líder mundial em CRM, foi utilizada como backend.
Isso possibilitou que a OSF Digital, canadense de comércio e transformação digital em nuvem, customizasse os serviços para integrar o app com a plataforma de e-commerce já existente.
Duas equipes da Cacau Show atuaram tanto na frente de negócios, priorizando as funcionalidades e construindo a visão de produto, quanto na frente técnica, conectando o aplicativo ao Cacau Lovers e ao OMS.
Segundo a companhia, ao manter o fluxo transacional omnichannel que conecta todas as lojas no fluxo de compras de maneira transparente, os riscos no desenvolvimento e o prazo de conclusão do aplicativo foram reduzidos.
O aplicativo foi construído do zero em 15 dias por meio da metodologia Scrum.
"A base do aplicativo foi construída em flutter, utilizando middlewares de integração, tokenização em App Server e integração com o backend de e-commerce da Salesforce, o Commerce Cloud, assim como com os produtos de Fidelidade e OMS proprietários da Cacau Show", explica Anderson Nakandakare, gerente de novos canais da Cacau Show.
Menos de um mês após o lançamento, o app já conta com mais de 51 mil downloads e entrou no top 10 da Play Store na categoria Comer e Beber.
Fundada em 1988, a Cacau Show conta com mais de 4 mil lojas. Em 2022, a marca vendeu 27 mil toneladas de chocolates, um crescimento de 26% em comparação com o ano anterior.
Já a Kobe foi fundada em 2014, em Porto Alegre, e tem foco em design e UX com uma plataforma SaaS para criação e gestão de aplicativos para o varejo. A empresa já realizou mais de 200 projetos.
Com sede no Quebec, a OSF Digital é uma empresa global em comércio e transformação digital em nuvem, com experiência em CRM corporativo, CMS, OMS, comércio conectado, gerenciamento de lojas online e desenvolvimento de aplicativos em nuvem.
A empresa tem escritórios nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Brasil, Espanha, Romênia, Ucrânia, Colômbia e Japão.