.jpg?w=730)
Lucas Ribeiro, CEO da ROIT.
A ROIT, uma empresa de Curitiba especializada em software contábil, decidiu deixar seus 140 colaboradores escolherem seus próprios cargos.
Até agora, 30 aderiram à ideia, começando pelo CEO, Lucas Ribeiro, agora o “Piloto de Foguete” da ROIT.
O novo cargo de Ribeiro é até fácil de entender: foguetes decolando são uma metáfora frequente no Linkedin para o crescimento acelerado de startups.
O CTO, Guilherme Mercúrio, também adotou um novo título mais “básico”, passando a se chamar Promotor de Disrupção Tecnológica.
Outros colegas, foram mais longe. Um líder na área de tecnologia agora é “Trato das Criaturas Mágicas”, uma supervisora de negócios apostou em “Norteadora de Gênios Tecnológicos Tributários”, uma analista financeira é a nova “Ceifadora de Gastos e Guardiã dos Contratos”, um product owner é o “Gênio da Lâmpada” e uma profissional da área de customer success é “Rainha dos Deadlines”.
“Tomamos essa iniciativa para que nossos colaboradores entendam que, apesar de lidar com tecnologia e inovação, a ROIT valoriza a opinião e a participação de cada um. Assim, eles podem melhor representar como se sentem e o que realmente fazem, com desafios e resultados e não com funções restritivas”, explica Ribeiro.
Os céticos podem estar pensando neste momento que a medida é simpática, mas predestinada a causar confusão. Não é o caso, ao menos pelo que contam os profissionais da ROIT.
“Essa liberdade ajudou os colaboradores a refletirem sobre seu papel de pertencimento à ROIT. Com os novos nomes, fica até mais fácil identificar quem é responsável pelo ‘que’ aqui na empresa”, afirma Carina Machado, “Marketeira da Transformação” (especialista em marketing) da ROIT.
De qualquer forma, vale frisar que os novos cargos são usados em assinaturas de e-mail. comunicação interna e redes sociais normalmente com o cargo tradicional entre parênteses.
A ROIT oferece soluções de IA e robotização focadas em empresas optantes pela modalidade tributária de Lucro Real. A empresa já atendeu mais 300 médias e grandes clientes no Brasil.