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Cartão corporativo derruba CMO do Itaú?

Valor Econômico revela causa de demissão de executivo de destaque na área de marketing.

03 de dezembro de 2024 - 07:50
Cuidado com o seu cartão corporativo. Foto: Depositphotos.

Cuidado com o seu cartão corporativo. Foto: Depositphotos.

Eduardo Tracanella, Chief marketing officer (CMO) do Itaú, foi demitido do banco por mau uso do cartão corporativo.

Pelo menos, é o que afirma o Valor Econômico, o maior jornal de economia do Brasil, citando fontes internas do banco.

Segundo revela o jornal, Sérgio Fajerman, diretor executivo de Recursos Humanos do Itaú, reuniu a equipe de marketing do banco para comunicar o desligamento de Tracanella, afirmando na ocasião que o motivo seria o uso indevido do cartão corporativo.

Ainda de acordo com o Valor, durante o comunicado, Fajerman disse que a regra deve ser aplicada a todos de forma igualitária, destacando que, se fosse qualquer outra pessoa, a mesma medida seria tomada.

Na nota divulgada à imprensa sobre a saída de Tracanella, o Itaú não menciona o tema. Procurado pelo Valor  sobre a questão do cartão corporativo, Tracanella disse:

“O motivo da minha saída é o que eu e o banco divulgamos. Não tenho como opinar em cima de especulações como essa”.

Segundo o Brazil Journal, cerca de 400 executivos do banco foram informados do assunto na segunda-feira, 2. 

O site afirma que o banco decidiu expor o motivo internamente para sinalizar que não transige com mau uso de cartões corporativos - uma fonte ouvida pelo Brazil Journal fala em um “sério desvio de conduta”. 

Tracanella não era qualquer executivo dentro do Itaú. Ele tinha quase três décadas de casa, responsável por comandar um dos maiores orçamentos de marketing do Brasil. 

A saída acontece ainda no ano em que o Itaú comemora 100 anos, o que motivou uma série de iniciativas de grande porte lideradas por Tracanella, incluindo o show da cantora Madonna na praia de Copacabana.

Na 10ª edição do relatório bianual Agency Scope, recém-concluído pela consultoria espanhola Scopen e divulgada na edição desta semana de Meio & Mensagem, ele aparece como segundo profissional de marketing mais admirado do País, atrás apenas de Daniela Cachich, da Ambev. 

A pesquisa entrevistou, neste ano, 409 executivos de marketing, atuantes em 285 empresas distintas, e 441 profissionais integrantes das equipes de 61 agências de publicidade.

O Itaú é o cliente mais desejado do mercado brasileiro publicitário brasileiro, como apontou pesquisa de Meio & Mensagem publicada em setembro.

Ao Meio e Mensagem, o principal site focado no mercado publicitário, Tracanella disse que pretendia “descansar”, mas não sair do mercado de comunicação.

“Tenho muita experiência acumulada e será estimulante buscar novos caminhos e fazer coisas diferentes”, disse Tracanella.

APERTO?

Algumas empresas parecem ter decidido apertar um pouco no uso de benefícios como cartões corporativos. 

Ainda em outubro, rodou o mundo a notícia que a Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, havia demitido 24 funcionários da sua unidade em Los Angeles por mau uso de um crédito diário de US$ 25 que a empresa dava para refeições feitas no escritório.

O crédito, que no Brasil seria um vale refeição, estava sendo  usado para comprar outros itens, ou enviar comida para casa. 

A medida nao ficou só na arraia miúda. Um dos demitidos tinha um salário anual de US$ 400 mil (uns R$ 2,8 milhões, pelo câmbio de hoje).