AVALANCHE

China despacha carros elétricos para o Brasil

Fabricantes querem escapar de taxas mais altas. Preço do container dispara.

16 de maio de 2024 - 06:25
Tomada de carro elétrico da BYD. Foto: Divulgação/BYD.

Tomada de carro elétrico da BYD. Foto: Divulgação/BYD.

Fabricantes chineses de carros elétricos estão mandando o máximo que podem de veículos para o Brasil, visando escapar do aumento de impostos sobre importação.

Segundo uma matéria da Nikkei, a corrida por trazer carros para o país começou em março e deve continuar no mês de junho. 

Devido à correria das fabricantes, o preço dos containers de transporte na rota da China para o Brasil aumentou entre quatro e seis vezes desde o final de março. 

O Brasil não cobrava tarifas de importação de carros elétricos desde 2015. Em janeiro, o imposto voltou a ser cobrado, numa taxa de 10%. Em julho, a cifra vai para 18% e em julho de 2026 deve bater em 35%.

Outros países pegaram mais pesado: nesta semana, os Estados Unidos impuseram uma tarifa de 100%, visando proteger os fabricantes instalados nos país dos preços mais baratos praticados pelos chineses (que críticos atribuem a incentivos do governo da China). 

A BYD, a maior fabricante de carros elétricos da China, aumentou suas exportações em 150% no primeiro trimestre, para 97 mil carros. Desse total, 16% (cerca de 15,7 mil carros) foram enviados para o Brasil.

  • Mais sobre: