
Diretor executivo da Conceito W, Alan Koerbel
A Marcosa, revendedora da marca Carterpillar, acaba de ampliar o uso da ferramenta CW NFS-e, da joinvilense Conceito W.
Inicialmente, a companhia adotou o software nas filiais de Salvador e Teresina. Agora, a implantação foi expandida para as demais unidades localizadas em cidades que exigem a NFS-e: São Luiz e Fortaleza.
Ao todo, a Marcosa conta com 13 filiais, tendo de atender às diferenças entre as legislações fiscais de diversas cidades.
“As diferenças funcionais e técnicas entre os portais das prefeituras criaram novos desafios e aumentaram o esforço exigido para o cumprimento das obrigações fiscais municipais”, afirma Rodrigo Camurça, gerente corporativo de TI da Marcosa.
Com tantas diferenças em requisitos a atender, digitar as notas no ERP da companhia - de desenvolvimento próprio - e redigitá-las nos portais das prefeituras tornou-se um ônus.
“Não era mais uma alternativa aceitável”, destaca Camurça. “Fomos ao mercado procurar uma solução para automatizar o processo”, completa.
Com o CW NFS-e, a empresa automatizou o recebimento das informações de faturamento, passando a fazer via ferramenta também a comunicação com os portais das prefeituras.
A solução da Conceito W considera as regras de cada município envolvido e devolve a informação para o ERP, o que impede a Marcosa de errar no atendimento aos requisitos, além de eliminar riscos de erro humano envolvidos no processo de digitar e redigitar as notas.
“Além disso, passamos a ter dentro do ERP uma informação fiscal muito importante - o número/protocolo da NFS-e”, finaliza Camurça.
A Marcosa atua em vendas e suporte técnico de máquinas, motores, grupos geradores e aluguel de máquinas e equipamentos em todo o Nordeste.
A companhia tem representação exclusiva da marca Caterpillar e, em 2010, esteve entre as 1000 maiores e melhores empresas do Brasil, segundo pesquisa da Revista Exame e Valor 1000.
Conceito W rumo aos 120%
O CW NFS-e é homologado para mais de 100 cidades brasileiras, contando com mais de 700 clientes.
Para este ano, a meta da Conceito W é aumentar em 120% as vendas da solução.
De 2009 para 2010, o faturamento da empresa com a nota eletrônica aumentou mais de sete vezes, passando de R$ 110 mil para R$ 820 mil.
Já a rede de parceiros passou de quatro para 40 no período, conforme o diretor executivo da Conceito W, Alan Koerbel.
A companhia de Joinville também tem no portfólio as ferramentas CW Collaboration, voltada à cadeia de relacionamento interno das empresas; CW Platypus, framework construído com a plataforma .NET para geração de aplicativos full web; e CW CCS, software que realiza consultas de contribuintes junto às Sefaz.
A carteira de clientes da empresa, que também atua com desenvolvimento sob medida de sistemas corporativos e integrações, traz nomes como Totvs, Oracle, Black & Decker, Nissin e NeoGrid.