BOLADA

Compra da Movidesk pode sair por R$ 611 milhões

Zenvia abriu valores sobre negócio anunciado no final do ano passado.

03 de maio de 2022 - 12:37
Cassio Bobsin, CEO da Zenvia. Foto: Divulgação.

Cassio Bobsin, CEO da Zenvia. Foto: Divulgação.

A Movidesk, uma companhia catarinense que oferece soluções de help desk e service desk como serviço, pode custar até R$ 611 milhões para a Zenvia, companhia gaúcha de plataforma de comunicação e serviços móveis.

A aquisição já havia sido anunciada no final do ano passado, mas a Zenvia só abriu detalhes de valores em uma nota confirmado o fechamento oficial do negócio nesta terça-feira, 3.

E os valores são chamativos: R$ 291 milhões à vista e outros R$ 320 milhões a serem pagos em dezembro de 2023, pendente do cumprimento de metas. 

A Zenvia também abriu informações sobre o tamanho da Movidesk, uma empresa fundada em 2016 que no ano passado teve um aumento de receita de 96% para R$ 33 milhões, com margem bruta de 70% e receitas anuais recorrentes de R$ 46 milhões.

A Movidesk conta com mais de 2 mil clientes em todo o Brasil, incluindo Mercado Livre, Hamburg Süd, Unilever, ESPN e Reserva.

“Esta transação conclui uma série de aquisições realizadas pela ZENVIA nos últimos 18 meses, incluindo D1 e SenseData, o que nos permitirá consolidar nossa posição como uma plataforma CX SaaS unificada de ponta a ponta. A Movidesk terá um papel fundamental nessa consolidação”, afirma Cassio Bobsin, CEO da Zenvia.

A SenseData é uma startup dona de uma plataforma de gestão de customer success e a D1, é uma provedora de “orquestração de jornadas digitais”.

A Zenvia fechou o ano passado com uma receita líquida de R$ 612,3 milhões, uma alta de 42,5% frente aos resultados de 2020.

A empresa entrou em outro nível em julho do ano passado, ao levantar US$ 200 milhões com a sua abertura de capital na bolsa americana Nasdaq.

TABELA

Quem ganhou por tabela com a compra da Movidesk foi a gestora de venture capital ABSeed, que fez um aporte na empresa em 2019.

Não foi aberto o valor do aporte na época, mas a ABSeed revelou ao Neofeed ter tido um retorno de "mais de 10 vezes" com a venda.

O retorno alcançado supera também todo o capital comprometido do primeiro fundo da ABSeed, que colocou R$ 40 milhões em 10 startups. 

Além da ABSeed, a Redpoint eventures e a WOW Aceleradora, de Porto Alegre, faziam também parte da base de acionistas da Movidesk.