COMPRAS

Constellation leva Projetus TI

Empresa da pequena Matias Barbosa foca em software contábil.

26 de agosto de 2025 - 05:47
Paulo Martins, CEO da Vela LatAm.

Paulo Martins, CEO da Vela LatAm.

A Constellation Software, grande grupo canadense especializado em aquisições de empresas de software, comprou a Projetus TI, uma empresa mineira especializada em soluções tecnológicas para escritórios contábeis.

O negócio foi fechado pela Vela Latam, uma das marcas do grupo. O valor e os termos da transação não foram revelados.

Você está desculpado se nunca ouviu falar da Projetus TI. A empresa tem 30 anos de mercado e fica sediada na pacata Matias Barbosa, uma cidade de 14 mil habitantes próxima de Juiz de Fora, em Minas Gerais, com cerca de 1 mil clientes espalhados em 50 municípios.

Seu principal produto, o Calima ERP Contábil, oferece “funcionalidades robustas” nas áreas fiscal, contábil e de folha de pagamento, aponta a Vela em nota.

“A chegada da Projetus TI à Vela LatAm reforça nossa estratégia de investir em empresas com forte presença regional e grande potencial de crescimento”, afirma Paulo Martins, CEO da Vela LatAm.

Como sempre, a Vela frisa que a adquirida seguirá operando com a estrutura atual, apenas com as vantagens de acesso a inovações e recursos por meio do comprador. 

A Constellation compra empresas de software de nicho, visando ter ganho de escala concentrando atividades meio e promovendo vendas cruzadas.

Desde os anos 90, a companhia já fez mais de 700 aquisições pelo mundo e tem uma receita de US$ 4 bilhões anuais. O portfólio é avaliado em US$ 35 bilhões.

No Brasil, onde chegou em 2019, a Constellation já fez pelo menos uma dezena de compras, mas segue com um perfil discreto. 

A empresa nem coloca seu nome nas notas que envia para a imprensa, falando sempre em nome das suas diferentes marcas, das quais a Vela é a mais ativa no país. 

A Constellation sempre fala só da compra em questão e nunca menciona o número total já feito ou outros negócios relacionados. Algumas das maiores aquisições nem são anunciadas. 

Foi o caso da Contmatic, uma das maiores empresas brasileiras no nicho de software para escritórios contábeis, que a Constellation comprou em 2022. O Baguete soube do negócio por um vídeo postado pelo fundador em redes sociais. 

A Contmatic é líder na sua área em São Paulo e uma das cinco maiores do país, com 100 mil usuários em 30 mil empresas e 450 colaboradores.

De acordo com dados do Conselho Nacional de Contabilidade, existem no Brasil 491 mil profissionais registrados e 82 mil escritórios ativos. 

É um mercado grande, atendido em grande parte por players de nicho na ativa desde os anos 80 com os quais os clientes tem muita identificação.