EDUCAÇÃO

Coprel levanta R$ 32 mi com Fust

Cooperativa usará valor para conectar escolas públicas rurais no Rio Grande do Sul.

17 de janeiro de 2024 - 13:55
Ao todo, o projeto deve beneficiar 58 escolas. Foto: Seduc

Ao todo, o projeto deve beneficiar 58 escolas. Foto: Seduc

A Coprel Telecom, uma cooperativa de distribuição de energia atuante no Norte do Rio Grande do Sul, recebeu R$ 32 milhões do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para seu projeto de conexão de escolas públicas na área rural do estado.

O valor será utilizado para a construção de 410 km de rede de fibra óptica para as conexões das instituições de ensino. Outros 82 km de rede de alta capacidade serão construídos para fazer a ligação entre o núcleo da rede (backbone) e sub-redes periféricas.

Ao todo, o projeto deve beneficiar 58 escolas, sendo 24 delas com infraestrutura interna, e alcançar 4.726 alunos em 33 municípios.

São eles: Alto Alegre, Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Colorado, Condor, Ernestina, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Jacuizinho, Jari, Joia, Lagoa dos Três Cantos, Marau, Mato Castelhano, Mormaço, Muliterno, Não-Me-Toque, Passo Fundo, Pontão, Quinze de Novembro, Ronda Alta e Salto do Jacuí.

Os municípios de Santa Cecília do Sul, São José do Herval, Sarandi, Selbach, Soledade, Tapejara, Tapera, Tio Hugo, Tunas, Tupanciretã e Victor Graeff também serão incluídos no projeto.

Segundo o Tele Síntese, o projeto também deve alcançar residências das cidades de Espinilho Grande e Santo Antônio do Planalto.

Fundada em 1968, a Coprel passou a oferecer serviços de telecomunicações e internet a partir de 2012.  Atualmente, a empresa atua em 72 municípios, com 17.998 km de rede e 183.096 postes.