CIBERSEGURANÇA

Cosan monitora ambientes com Orca Security

Implantação da paulista Netglobe deve ser concluída ainda em outubro.

15 de outubro de 2024 - 18:54
Grupo é dono das empresas Raízen, Comgás, Moove, Rumo Logística e Compass. Foto: divulgação.

Grupo é dono das empresas Raízen, Comgás, Moove, Rumo Logística e Compass. Foto: divulgação.

A Cosan, empresa que atua nos setores de energia, óleo e gás, agronegócio e mineração,  implementou a solução da Orca Security, especializada em proteção na nuvem sem a necessidade de agentes, com a Netglobe Cyber Security, integradora paulista especializada em cibersegurança.

Segundo a companhia, o objetivo principal com a plataforma AI Cloud Security é obter visibilidade dos ambientes de nuvem. A ferramenta, que deve ter a instalação concluída ainda em outubro, será gerenciada pela equipe de segurança da Cosan.

Para isso, a solução foi adaptada às necessidades e ao ambiente de alta complexidade da Cosan. A ideia é calcular com exatidão as configurações ideais da nuvem, simplificar a operação e aliviar as cargas de trabalho diárias das equipes.

A Cosan lida constantemente com a expansão de suas nuvens. Quanto mais complexo o ambiente, maior o volume de competências técnicas necessárias para a operação do sistema, bem como a quantidade de alertas de possíveis ataques.

Com a inteligência artificial embarcada na solução, é possível reconhecer e priorizar alertas e ameaças de segurança que realmente indiquem perigo por meio de uma compreensão detalhada dos riscos para a nuvem da empresa.

“Com o AI Cloud Security, ganhamos visibilidade, aumentaremos nossa capacidade de defesa e prevenção de ataques em escala, apoiando-nos na priorização com viés de risco do que é relevante atuar", relata Thiago Kysyk, gerente de segurança da informação e arquitetura de cyber da Cosan.

A Netglobe atua há mais de 20 anos no mercado de segurança de TI e cibersegurança com mitigações em ambientes de risco e aplicações de Pentest. Entre seus clientes, estão empresas como Seara, DASA e Fleury. 

Já a Orca Security é pioneira em segurança de nuvem sem agente, com sua solução patenteada SideScanning e o Modelo de Dados Unificado.

Com escritórios em países como Estados Unidos, Israel e Reino Unido, a companhia abriu recentemente um data center no Brasil em parceria com a Amazon Web Services (AWS). Sua plataforma de segurança em nuvem se conecta à provedora e fornece cobertura para todos os ativos de nuvem.

A Cosan, por sua vez, é uma das maiores corporações brasileiras, com atuação diversificada em setores como energia, infraestrutura, logística e agronegócio. Fundada em 1936, a empresa começou em Piracicaba, São Paulo, e hoje tem operações globais.

Fazem parte do grupo a Raízen, uma joint venture que atua na produção e distribuição de etanol, açúcar e bioenergia; a Comgás, uma das maiores distribuidoras de gás natural do Brasil; a Moove, do setor de lubrificantes, responsável por marcas como a Móbil no Brasil; a Rumo Logística, maior empresa de logística ferroviária do Brasil; e a Compass, que atua na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica no país.

A Cosan é uma companhia de capital aberto, com ações negociadas na Bolsa de Valores do Brasil (B3) e na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE). Seu faturamento consolidado foi de R$ 163,2 bilhões no ano fiscal de 2023.