AMBIENTE COLABORATIVO

Cosan usa analytics da IBM

A Cosan reúne seis linhas de negócios e, em 2013, atingiu R$ 36 bilhões de receita líquida.

04 de setembro de 2014 - 09:56
Comgás é um dos negócios da Cosan. Foto: Divulgação.

Comgás é um dos negócios da Cosan. Foto: Divulgação.

A Cosan apostou em tecnologia IBM para tornar colaborativo o seu ambiente de TI a partir do uso de tecnologia de análise de dados. Ao adotar o IBM Cognos Planning TM1, a Cosan passou a contar com ferramentas web para analisar dados, criar planos e acompanhar os orçamentos de maneira colaborativa.

Para incrementar o processo de consolidação de resultados financeiros foi implementado o IBM Cognos Controller, que trabalha de forma integrada ao sistema de gestão da Cosan, substituindo planilhas e reduzindo as margens de erro dos processos internos. 

Para completar o ambiente, o projeto contou também com o IBM Cognos Financial Statements and Reporting (IBM FSR), que está sendo usado para a produção de relatórios sobre as finanças da corporação e a prestação de contas a acionistas e investidores.

“A colaboração no planejamento orçamentário permite o trabalho descentralizado e independente dos gestores, ao mesmo tempo em que garante o comprometimento das áreas, pois tem uma maior capacidade de rastreamento e proporciona transparência aos dados”, afirma João Arthur Souza, diretor de Planejamento Estratégico da Cosan. 

Em um prazo de oito meses o IBM Cognos Planning TM1 foi implementado para realizar o planejamento e o acompanhamento orçamentários da Cosan em nível macro. 

“Além de permitir a descentralização dos processos orçamentários via web, o TM1 possibilita a integração com os sistemas transacionais, resultando em um ambiente de análise orçamentária que abrange toda a empresa”, afirma o diretor de planejamento da Cosan. 

Outro fator-chave no TM1 é a análise in-memory, que permite simular diferentes cenários de orçamento, visualizando os impactos nas demonstrações financeiras de maneira rápida. 

É possível, por exemplo, reproduzir alterações no volume de vendas por produto e verificar as consequências geradas nos custos de produção, estoques, despesas variáveis, rentabilidade e geração de caixa.

A Cosan reúne seis linhas de negócios: Raízen Combustíveis, Raízen Energia, Comgás, Cosan Logística e sua subsidiária Rumo, Radar e Cosan Lub. Em 2013, atingiu R$ 36 bilhões de receita líquida.