DIRETOR

Dell Agnolo, do Join.Valle, assume Ágora Tech Park

Dois atores importantes no ecossistema de Joinville agora têm o mesmo diretor executivo.

25 de outubro de 2024 - 06:05
Fabiano Dell Agnolo.

Fabiano Dell Agnolo.

Fabiano Dell Agnolo, diretor executivo do Join.Valle, uma iniciativa de inovação baseada em Joinville, acaba de assumir o mesmo cargo na Ágora Tech Park, um importante parque tecnológico da cidade.

Assim, dois atores importantes do cenário de inovação na maior cidade catarinense terão de momento um comando único. 

“A relação do Join.Valle e do Ágora sempre foi muita estreita. São dois importantes atores com propósitos complementares e papéis bem definidos, que vão continuar atuando no sentido de somar esforços para fortalecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo de Joinville”, ressalta Dell Agnolo. 

Vale destacar que a unificação das diretorias em uma mesma pessoa não é uma decisão permanente e pode mudar no futuro. 

Dell Agnolo está envolvido na Join.Valle, desde a sua criação, em 2016, e é um ator ativo no ecossistema de inovação da cidade, tendo sido co-fundador da StackX, uma startup voltada à formação tecnológica e diretor da Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano, entre uma série de outras funções. 

O principal programa do Join.Valle é o JEDI - Jornada de Empreendedorismo, Desenvolvimento e Inovação, que ao longo de 12 edições ajudou na criação de 30 startups com a ajuda de 100 mentores. 

O Join.Valle também inclui um pool de investidores e faz um mapeamento de startups da cidade a cada dois anos. 

A iniciativa tem mantenedores como ArcelorMittal, Acredicoop, Softexpert e o Perini Business Park, grande parque industrial onde também fica sediado o Ágora Tech Park (onde, por sua vez, já ficava sediado o Join.Valle).

"O Ágora não seria o mesmo sem o Join.Valle e vice-versa. Entendemos este movimento de forma muito positiva, porque também demonstra o próprio amadurecimento do nosso ecossistema, de como estamos olhando para o mesmo lado, com foco em acelerar o crescimento das duas instituições”, reforça Emerson Edel, presidente do Ágora Tech Park.

Com 33 mil m2 de área construída, o Ágora Tech Park inaugurou seu quarto prédio em agosto, o Ágora UNI, voltado a conectar universidades, grandes empresas e setor público em um verdadeiro laboratório aberto para geração de negócios e oportunidades.

Com mais de 100 residentes - entre startups, empresas de serviços especializados, entidades empresariais e setoriais, incubadora e aceleradora, redes de investidores, espaço maker e universidades - o Ágora soma cerca de 1,5 mil empregos gerados e um faturamento anual em torno de R$ 800 milhões, o que representa 2,3% do PIB da cidade de Joinville. 

Este resultado é 58% superior à média dos parques tecnológicos do país.

UNI

A partir da inauguração do Ágora UNI o grande desafio atual é o projeto Ágora Connect, que reúne oito corporates (Whirlpool, Ciser, Krona, Avell, Unimed, Pollux, Walbert e a Pró-Rim) e sete instituições de ensino e pesquisa (Udesc, UFSC, Univille, Católica, UniSENAI, IPT e Senac) numa espécie de laboratório aberto de inovação. 

O programa segue uma metodologia desenvolvida pelo Ágora voltada para o desenvolvimento de talentos e a criação de soluções inovadoras.

JOINVILLE

Conforme o Startups Report Santa Catarina 2023, observatório da plataforma Sebrae Startups, Joinville é a segunda cidade em Santa Catarina em volume de novos negócios inovadores: conta com cerca de 260 startups, o que representa 13% do total deste perfil de empresas em SC. 

Ainda segundo o ranking Top Ecossistemas 2023 em inovação aberta, da 100 Open Startups, plataforma internacional de conexão entre corporações e startups, Joinville está na 14ª posição de cidades mais relevantes em Inovação Aberta no Brasil.

Já o estudo da Global Startup Ecosystem Index 2024, divulgado pela Startup Blink e que pesquisou informações de mais de mil cidades e 100 países, colocou Joinville no mapa global de ecossistemas emergentes - a cidade figura no Top 10 do Brasil. De acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras (Endeavor e ENAP, 2023), Joinville é o terceiro município mais empreendedor do Brasil.