Dimed escolhe Unirede

A Unirede é a nova responsável pelo monitoramento de serviços do grupo gaúcho Dimed. Com o projeto, 600 servidores de lojas e datacenters passam a ser monitorados.

Segundo Carlos Dottori, coordenador de TI da empresa gaúcha, o contrato engloba seis serviços críticos. “Isto está permitindo nos anteciparmos às reclamações, agindo proativamente quando percebemos quebra nos serviços”, afirma o coordenador.
09 de dezembro de 2009 - 11:19
Dimed escolhe Unirede
A Unirede é a nova responsável pelo monitoramento de serviços do grupo gaúcho Dimed. Com o projeto, 600 servidores de lojas e datacenters passam a ser monitorados.

Segundo Carlos Dottori, coordenador de TI da empresa gaúcha, o contrato engloba seis serviços críticos. “Isto está permitindo nos anteciparmos às reclamações, agindo proativamente quando percebemos quebra nos serviços”, afirma o coordenador.

Um dos benefícios apontados por Dottori são os thresholds definidos que disparam alertas automáticos em telas e e-mails. Desta forma, na medida em que algum técnico inicia o atendimento de um incidente, o sistema também avisa os demais do tratamento e das medidas que estão sendo tomadas.

A escolha pela Unirede, segundo o coordenador de TI da Dimed, aconteceu pelo software Zabbix que inicialmente fornecia o serviço de monitoramento do site Panvel.

"Gostamos do software desde o início, pois apesar de ser uma ferramenta open-source, o Zabbix apresenta funcionalidades sofisticadas de acompanhamento, alertas, gráficos, entre outros”, elogia Dottori destacando ainda o trabalho dos técnicos senior que foram alocados no projeto. “Com o sucesso no monitoramento do site, tivemos a tranquilidade de estender os serviços da Unirede para os demais serviços de TI”, completa.

Com o contrato, estão sendo monitoradas as transações de TEF e o site da Panvel, as notas fiscais e o sistema de EDI na Dimed, todos com níveis de serviço superior a 98% que estão sendo atingidos.

As transações de TEF representam mais da metade das vendas da empresa. Daí a necessidade de monitorar os status de cada bandeira e medir o nível de serviço individualmente. “Acordamos perseguir uma meta de nível de serviço superior a 98%, estamos atingindo 99,6% neste primeiro mês de medição”, declara Dottori.

Já o sistema de EDI (Electronic Data Interchange) processa os pedidos eletrônicos e representa mais de 60% do faturamento do atacado. Aqui, o papel da Unirede é monitorar a disponibilidade deste serviço por tipo de arquivo processado. Como o software possui vários módulos, cada um é monitorado individualmente.

Além de monitorar o site e as notas fiscais há também o serviço de replicação de dados e de mercadorias.

“Medimos todos os passos que o software de reposição tem que executar, até a geração dos pedidos de reposição automáticos para as filiais de varejo. O serviço é crítico pois 99% da reposição é automatizada, prescindindo de intervenção humana, a não ser a análise final pelos analistas de estoque e logística da matriz”, completa Dottori.