
Adriana Nunes, coordenadora do Disque Denúncia RJ. Foto: divulgação.
O Disque Denúncia, serviço controlado pelo Instituto Brasileiro de Combate ao Crime, em parceria com a Secretária de Segurança Pública do Rio de Janeiro, adotou a solução de Business Analytics da Tableau, implantada pela Path.
O serviço recebe informações anônimas sobre atividades criminosas e, com o novo sistema, reduziu para cinco minutos o tempo necessário para análises que antes chegavam a demorar uma semana.
Conforme a coordenadora do Disque Denúncia carioca, Adriana Nunes, o serviço trabalha com um volume diário de 450 denúncias, o que gera um total de 13,5 mil contatos telefônicos por mês.
Implementado em dois dias, o Tableau entrou em uso pelo Disque Denúncia no terceiro dia.
“Hoje, temos diagnósticos mais dinâmicos para o envio das informações aos órgãos interessados. O tempo entre a ação e a solução é o maior aliado quando estamos lidando com o crime”, avalia Adriana.
No sistema carioca, o BA também é usado para orientar políticas públicas, fornecendo aos comandantes da polícia dados sobre índices de criminalidade em relação a cada região, tudo mapeado por ruas via conexão com Google Maps.
“Com a tecnologia da Tableau, podemos atender a um volume de dados cada vez maior sem necessitar de muitas pessoas para realizar as análises”, afirma a coordenadora.
O sistema é baseado na visualização de imagens a partir da computação gráfica, gerada por meio de programação VizQL, patenteada pela Tableau.
“Na contramão do conceito de criação de relatórios para análises, o software substitui textos por imagens, se adequando à forma e ao modelo que o usuário julgar mais simples para construir sua análise”, explica a diretora geral da Path, Verônica Simões.
A consultoria, que implantou o sistema e presta suporte ao órgão carioca, tem escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza, Recife, João Pessoa, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte, Belém e Montevidéo.
Adriana Nunes ressalta, ainda, que a adoção do BA é uma preparação para a Copa 2014.
“É uma excelente ferramenta para o desenvolvimento de relatórios de análise de risco. Na Copa, a usaremos para traçar diagnósticos por regiões previamente definidas, conforme as orientações da Secretaria de Segurança”, finaliza a coordenadora.
RECÉM CHEGADA
A Tableau anunciou, em maio deste ano, a contratação de um executivo para assumir as vendas na América Latina - Miguel Nhuch, que ficou também responsável por abrir uma subsidiária no Brasil dentro de três a seis meses.
No país, a companhia já tem clientes locais do porte de Claro e Catho Online. Em todo o mundo, a carteira passa dos sete mil nomes.
Em 2011, a Tableau dobrou as receitas anuais, com crescimento de 104% no quarto trimestre de 2011 e de 94% no ano.