LOCAIS

Distrito fecha hubs físicos

Plataforma vai focar em um modelo digital de inovação aberta. 

27 de junho de 2023 - 08:34
Hubs da Distrito serviam como base para startups. Foto: Divulgação.

Hubs da Distrito serviam como base para startups. Foto: Divulgação.

A Distrito, uma das maiores plataformas de inovação aberta do país, decidiu fechar quase todas as suas unidades físicas, e apostar em um modelo de negócios mais digital. 

A empresa, uma das mais badaladas no ecossistema de inovação brasileiro, é focada em aproximar startups de grandes empresas interessadas em inovar seus processos. 

Isso também acontecia através de cinco “hubs”, a partir dos quais chegaram a operar 150 startups e dos quais agora apenas um ficará aberto na sede em São Paulo, revela o site Neofeed

O primeiro fechamento foi em 2020, em uma operação focada no varejo em São Paulo. 

Os outros aconteceram todos neste ano, o que provavelmente é uma consequência do refluxo vivido pelo ecossistema de startups no Brasil como um todo. 

O último a fechar foi InovaHC, focado em saúde e em parceria com o Hospital das Clínicas, que foi entregue em junho deste ano. Antes, a empresa já havia deixado de operar, em março, seu hub de Curitiba. Em maio, foi a vez do AdTech, em São Paulo. 

Os hubs físicos funcionavam como pontos para que empresas, que pagavam para ter suas “placas” no local, pudessem encontrar startups e investir ou contratar seus serviços.

Agora, esse serviço migrou para o digital, através de uma plataforma online que faz o match entre as startups e as grandes empresas. O serviço é gratuito para as startups e pago por 80 corporações, incluindo  Santander, Vivo, TIM e Algar.