
http://www.flickr.com/photos/siobhansilke/1324379623/sizes/m/in/photostream/
Estudo da ISP revela que 74% dos funcionários que ganharam dispositivos móveis, como smartphones ou tablets, deverão conectá-los nos computadores que usam na empresa quando voltarem ao trabalho.
Outros 40% já o fizeram, sem o consentimento do departamento de TI.
Tal comportamento pode representar um desafio à segurança interna das empresas, tanto do poto de vista da confidencialidade das informações quanto da própria estrutura interna de TI, informa o site Network World.
“As companhias precisam definir políticas para isso e educar os funcionários para que eles saibam quais práticas, e por que, não serão aceitas”, aconselha Andrew McGrath, diretora executiva da Virgin Media Business, que encomendou a pesquisa.
Segundo McGrath, é importante saber que funcionários estão utilizando quais dispositivos, aprimorando a segurança das informações e tornando fácil a identificação daqueles que causarem prejuízos.
No quesito conectar sem autorização, os mais ousados, diz o estudo, são os servidores públicos: cerca de 80% deles admitiram que usarão seus gadgets nos PCs do escritório, ainda em janeiro.
Para o executivo, é preciso ser mais claro no que é ou não permitido na empresa.
“A divisão entre o que é um dispositivo para o uso no trabalho e o que não é, ainda é confusa”, finaliza McGrath.
A pesquisa foi realizada em empresas britânicas.