TELECOM

Eletronet tem novo CTO

Emerson Hioki vem da Desktop, com passagens pela CPFL e Ascenty.

28 de agosto de 2025 - 06:04
Emerson Hioki.

Emerson Hioki.

A Eletronet, operadora de telecomunicações brasileira e parte do grupo Eletrobras, anunciou Emerson Hioki como seu novo Chief Technology Officer (CTO).

Há mais de 35 anos no mercado, Hioki tem um background que mistura o setor de telecom e o elétrico. 

O profissional vem da Desktop, uma operadora de telecom paulista, onde atuou por mais de três anos como diretor de engenharia de redes e produtos.

Antes disso, passou pela Vogel Telecom, como gerente de engenharia de redes, e pela Ascenty, como gerente executivo de operações de telecomunicações.

Entre 2012 e 2015, atuou na CPFL, no cargo de diretor de engenharia em Campinas, depois de ter passado pela Intelig, como gerente executivo no Rio de Janeiro.

Na capital carioca, também foi diretor de operações e diretor de tecnologia e planejamento da AES Atimus.

Nesta nova etapa, tem a missão de acelerar o desenvolvimento de soluções estratégicas de conectividade e serviços para empresas, data centers e grandes produtores de conteúdo. 

“Meu foco será acelerar a inovação em todas as frentes, garantindo que a tecnologia moderna seja motor de crescimento estratégico à companhia, buscando a melhoria contínua da qualidade para nossos clientes”, declara o novo CTO. 

Há 20 anos no mercado, a Eletronet possui uma rede nacional de fibra óptica baseada em tecnologia Optical Ground Wire (OPGW) com mais de 17 mil km. A empresa conta com 170 pontos de presença (POPs, na sigla em inglês) integrados às redes de transmissão de energia elétrica. 

Por meio desta estrutura, a companhia presta serviços de telecomunicações para provedores de serviços de Internet (ISPs, na sigla em inglês) e operadoras de telecomunicações nacionais e internacionais.