
Bruna Eboli, coordenadora da Endeavor RS.
A Estácio Fargs, resultado da aquisição em agosto do ano passado da gaúcha Fargs pela Estácio de Sá, foi a primeira instituição de ensino superior do Rio Grande do Sul a aderir ao programa Bota para Fazer da Endeavor.
Alunos de todos os cursos poderão participar gratuitamente do curso, que tem um ano de duração e e acontece tanto de forma presencial como online. A programação inclui palestras de empreendedores e casos de sucesso.
Já participam do programa universidades como Ibmec, Unifei, ITA, Insper, Unicamp, Senac, Universidade Anhembi Morumbi.
“Queremos desenvolver a mentalidade empreendedora nos alunos de todas as graduações, pois consideramos esta uma ferramenta necessária para todas as áreas”, explica a diretora da Fargs, Susane Garrido.
Os professores estão da instituição estão passando por capacitações, que os credenciam a serem
multiplicadores do método de ensino.
A Fargs tinha em agosto do ano passado 1,2 mil alunos em dois campi na capital com cinco cursos de bacharelado, três tecnológicos, além de pós-graduação e extensão. Na área de TI, a Fargs oferece Sistemas para Internet e Análise de Sistemas.
O programa “Bota pra Fazer” utiliza a metodologia Fasttrac, da Fundação Kauffman, adaptada ao mercado brasileiro pela Endeavor.
De acordo com uma pesquisa da ONG com 600 estudantes de 12 universidades no Brasil 64,6% dos universitários se consideram potenciais empreendedores.
Porém, 55% estudantes que querem empreender não fazem cursos de capacitação para tanto
“Precisamos criar a cultura de jovens empreendedores no estado, para tornar o Rio Grande do Sul um local mais empreendedor, disseminar o empreendedorismo de alto impacto, mostrar que é possível e como fazer”, avalia Bruna Eboli, coordenadora da Endeavor RS.