DIREÇÃO

Ex-Deloitte é novo CAIO da CSU Digital

Osvaldo Aranha também já passou pela área de IA da Microsoft.

24 de outubro de 2024 - 15:24
Osvaldo Aranha (Foto: LinkedIn)

Osvaldo Aranha (Foto: LinkedIn)

Osvaldo Aranha, ex-diretor de inteligência artificial generativa da Deloitte, acaba de assumir como Chief Artificial Intelligence Officer (CAIO) da CSU Digital, empresa de prestação de serviços voltados ao consumo, relacionamento com clientes e transações eletrônicas.

Ao longo de sua trajetória, o executivo também foi diretor de negócios da Find HR e dedicou-se por quase dois anos à Microsoft, como líder de negócios Azure, com foco em dados e IA.

Entre 2012 e 2020, Aranha teve uma primeira passagem pela Deloitte, também na área de dados e IA.

Em outros momentos, foi consultor sênior de TI na Michael Page International e consultor na Kroll.

No meio acadêmico, passou pela ESPM, Sirius Education, Escola DNC, Instituto Daryus e Academia Brasileira de Direito Constitucional como professor convidado.

Fundada em 1991 e com sede em Barueri, São Paulo, a CSU  atua no setor de tecnologia e serviços financeiros. Entre seus clientes estão Banco do Nordeste, Banese, Banestes, Banpará, Banrisul, Letsbank e OLX.

TENDÊNCIA

Conforme noticiado pelo Baguete no início deste ano, com a popularização da inteligência artificial, o governo americano deu uma contribuição para a sopa de letrinhas dos cargos C-Level, com a criação do Chief Artificial Intelligence Officer em agências federais, o CAIO.

Apesar de parecer algo inédito, o cargo já existia na Agência de Saúde e Serviços Humanos do país desde 2021. A diferença é que agora, a tendência é que a posição tome conta de mais organizações.

No Brasil, entre elas, estão nomes como O Boticário, uma das maiores empresas de cosméticos do país.

Em agosto, foi a vez do Magalu, uma das maiores varejistas do Brasil, que estreou sua diretoria na área.