MOBILIDADE

Feevale: Central do Aluno via app

Aplicativo permite que alunos consultem disciplinas e horários das aulas, notas e controle de faltas.

04 de março de 2013 - 17:09
João Mossmann, Carlos Borges e Douglas Maitelli. Foto: divulgação.

João Mossmann, Carlos Borges e Douglas Maitelli. Foto: divulgação.

Com a volta às aulas, que iniciaram no dia 20 de fevereiro, a Universidade Feevle disponibilizou aos estudante o Aluno Feevale, um app exclusivo para a consulta de disciplinas, horários, notas e controle de faltas.

Disponível para smartphones com os sistemas operacionais Android ou iOS, o aplicativo chega para facilitar o acesso do acadêmico à Central do Aluno, diminuindo a necessidade de acessar computadores ou ir até o Atendimento Feevale.

Para acessar o app, os alunos devem inserir seu número de matrícula e a senha utilizada na biblioteca da universidade.

Até o momento o aplicativo, em suas duas versões, já conta com mais de dois mil downloads. A universidade conta atualmente com cerca de 16 mil alunos matriculados.

"No caso dos primeiros dias de aula, muitos alunos chegam na universidade e não se lembram de seus horários ou sala de aula e criam filas no setor de atendimento. Agora eles podem consultar no app", afirma João Mossmann, professor da universidade e um dos gerentes do projeto.

A ideia do app partiu de dois alunos de Ciências da Computação Douglas Maitelli e Carlos Borges. Interessada no projeto, a universidade absorveu o desenvolvimento da aplicação, com o acompanhamento de professores.

O setor de Sistemas da Informação (CSI) da instituição ficou com a parte de integração com os sistemas da universidade, enquanto o departamento de marketing da Feevale desenvolveu a parte de design e experiência do usuário.
 
Conforme destaca Mossmann, que é professor dos cursos de Ciências da Computação e Jogos Digitais, o app terá futuramente novas versões com outros recursos como solicitação de documentos e acesso a informações financeiras.

"A ideia é migrar cada vez mais funções da Central do Aluno para dentro do app, facilitando o acesso dos estudantes. Faremos isso durante o ano", completa.

Outro plano é usar o app como um sistema de acesso à rede wi-fi dos dois campi da instituição. A necessidade de login seria substituído por uma espécie de token eletrônico no app, tornando o acesso automático assim que o aluno chegue ao campus.

"Estamos atentos ao feedback dos alunos, pensando em novas funcionalidades e melhorando o uso da aplicação", afirma.

APPS

A PUC/RS também lançou recentemente um app dedicado aos alunos, com acesso a um portal mobile para os alunos.

Por meio da aplicação, os cerca de 30 mil estudantes da instituição podem consultar notas e calendário de curso.

Outras funcionalidades, como informações de estacionamento, biblioteca e integração com sistema financeiro da universidade, também fazem parte do projeto.

O plano da universidade é levar gradualmente todas as funcionalidades do portal web, entre elas a padronização das secretarias e digitalização de 40 novos processos, para a nova plataforma.

No seu lançamento, o aplicativo registrou cerca de 2 mil downloads, divididos em partes iguais para iOS e Android. A universidade também planeja lançar em breve a versão do aplicativo para Windows Phone.