ENDEAVOR

Ferramenta compila desempenho de empresas


15 de julho de 2013 - 11:14
Ferramenta da Endeavor reúne dados para ajudar empresas. Foto: divulgação.

Ferramenta da Endeavor reúne dados para ajudar empresas. Foto: divulgação.

A Endeavor, organização multinacional de fomento ao empreendedorismo, lançou no Brasil uma ferramenta gratuita de visualização de dados de desempenho para as companhias.

Com indicadores para empresas de 20 setores da economia nacional, a aplicação tem o objetivo de possibilitar aos empresários acompanhar a evolução do seu ramo de atuação e pode comparar como sua empresa está posicionada em relação a seus concorrentes.

A ferramenta contempla setores indústria de transformação à saúde e educação, por exemplo, considerando informações sobre o número de funcionários, as receitas geradas, salários pagos, o valor adicionado, a produtividade, a idade e o número total de empresas no Brasil.

Segundo explica a Endeavor, uma possível aplicação da novidade é observar o desenvolvimento das das startup’s de alto crescimento (SAC). No setor da agricultura e pecuária, por exemplo, entre 2007 e 2010, as SACs aumentaram o número de funcionários em 213% e 280%, respectivamente. Uma empresa média desse setor, por outro lado, reduziu seu quadro de empregados em 11%.

Além de contribuir diretamente com os empreendedores, o serviço faz parte da estratégia da Endeavor em promover um melhor ecossistema para o empreendedorismo no Brasil.

“Governos e instituições de apoio têm mais um recurso que ilustra como as empresas de alto crescimento estão transformando o país”, diz Pamella Gonçalves, gerente de Pesquisa e Políticas Públicas da Endeavor.

Os dados utilizados são provenientes da pesquisa Estatísticas de Empreendedorismo, da própria Endeavor Brasil e números do IBGE. A criação da ferramenta contou ainda com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

No Brasil desde 2000, a Endeavor contribuiu para a geração de R$ 2 bilhões em receitas anualmente e mais de 20 mil empregos diretos através de programas de apoio a empreendedores, capacitando cerca de 2 milhões de brasileiros com programas educacionais presenciais e a distância.