CARNES

Friboi: e-commerce B2B com Oracle

Projeto foi de empresa do Grupo Experity, há pouco adquirido pela Accenture Interactive.

22 de fevereiro de 2022 - 12:44
A Friboi é marca de carne bovina da JBS. Foto: divulgação.

A Friboi é marca de carne bovina da JBS. Foto: divulgação.

A Friboi, marca de carne bovina da JBS, adotou a solução Oracle CX Commerce com a BExpert, unidade de negócios do Grupo Experity, recentemente adquirido pela Accenture Interactive.

Como o relacionamento entre pequenos comércios e grandes indústrias alimentícias acontece quase exclusivamente por meio de visitas presenciais, as restrições impostas pela pandemia acabaram afetando os estoques de açougues e mercados de bairro.

De olho neste contexto, a companhia resolveu utilizar uma ferramenta de relacionamento on-line que oferecesse uma experiência próxima da que já existia presencialmente. A escolha foi pela solução da Oracle, com um e-commerce B2B adaptado para comércios de menor porte. 

“Entregar um projeto que possibilitasse que a Friboi melhorasse seu relacionamento com os pequenos comércios e ao mesmo tempo com os seus vendedores, formando um tripé que sustentasse esse relacionamento, foi um desafio por se tratar de um público que ainda não usava canais digitais para CRM”, conta Roberto Rodrigues, diretor da BExpert.

O go live foi em março de 2021 e, como resultado, a marca aumentou suas vendas em 30% e teve um incremento de 17% em sua carteira de clientes. Hoje, o novo site já recebe quase 60 mil visitas por mês e vende cerca de 500 toneladas de produtos. 

“Esse resultado só foi possível devido a plataforma fornecer informações consolidadas sobre a navegação de cada consumidor, quais produtos foram visualizados, carrinhos abandonados e tempo de navegação, munindo o time de vendas com dados relevantes para agir quase em tempo real e tentar reverter cada acesso em vendas”, destaca Rodrigues.

Segundo o Data Sebrae, 42,2% dos pequenos negócios no Brasil são comércios. A principal atividade é a de minimercados, mercearias e armazéns, que respondem por 8,1% do total desse setor — formado por quase 1,5 milhão de empresas.

Fundado em 2003 em São Paulo, o Grupo Experity conta com diferentes marcas, cada uma focada em um fornecedor: B.Expert (Oracle), Harpia Cloud (Salesforce), Néctar (Microsoft, Adobe e SugarCRM) e Vertra (SAP).

A companhia tem 420 funcionários, já entregou 1 mil projetos e conta com 210 clientes. No portfólio, estão nomes como Alpargatas, Gerdau, Ebanx, Souza Cruz e XP Investimentos.

Em setembro do ano passado, o grupo foi comprado pela Accenture Interactive, divisão de serviços de marketing da gigante de consultoria presente no Brasil desde 2010.

Fundada em 1953, a JBS teve origem em Goiás e hoje é listada pelo Bloomberg como a segunda maior empresa de alimentos do mundo, com lucro líquido de R$ 4,6 bilhões em 2020, baixa de 24,2%.

A companhia tem unidades produtivas e escritórios comerciais em 16 países, com mais de 240 mil colaboradores, atendendo a mais de 275 mil clientes de 190 nações.