.png?w=730)
Edmar Ferraz, CTO da GCT (Foto: Divulgação)
A Golden Cloud Technology, especializada em tecnologia de nuvem, adotou as soluções da Pure Storage, empresa americana de TI que fornece serviços de armazenamento de dados, para modernizar sua infraestrutura de TI.
Em decorrência da duplicação de tamanho dos dados da GCT, que crescem 300TB por ano, era essencial que a empresa atualizasse sua infraestrutura de armazenamento, para acompanhar os clientes à medida que lidam com mais dados e exigem mais velocidade e disponibilidade.
Para apoiar essa demanda, a empresa optou por adotar o FlashBlade, solução de alto desempenho para restaurar rapidamente backups, permitindo que as operações voltem a funcionar com o mínimo de impacto negativo, em conjunto com a Evergreen, para uma assinatura de atualizações contínuas e sem interrupção, o que resulta em maior flexibilidade de preços para aqueles que usam seus serviços.
Com isso, a GCT conseguiu economizar até 85% de energia ao ano, o que auxiliou na licitação de contratos governamentais que incluem requisitos rigorosos em relação à energia.
“Reduzir a nossa pegada ambiental, além de obter um desempenho incomparável, foi uma surpresa positiva. A Pure Storage aumenta o desempenho do nosso negócio e é também um grande diferencial ao falar com os clientes. A velocidade, potência, facilidade de uso e eficiência que podemos oferecer são realmente as melhores da categoria”, diz Edmar Ferraz, CTO da GCT.
Outra prioridade era fortalecer a proteção de dados com o SafeMode Snapshots, que permite realizar cópias imutáveis de dados, protegendo-os contra invasores cibernéticos, ao mesmo tempo em que acelera a recuperação de dados e adiciona uma camada de proteção contra ameaças de ransomware.
A longo prazo, a GCT ainda planeja expandir seus negócios para outros países como Portugal e Estados Unidos, com a ajuda da Pure Storage para simplificar o armazenamento de toda sua frota com o Pure1, plataforma de Software as a Service orientada por inteligência artificial.
Fundada em 2008 e com sede em Fortaleza, a Golden Cloud atua com computação em nuvem, segurança da informação, Google Workspace, ciência de dados e inteligência artificial.
A companhia atende todo o Brasil, com foco no Ceará e nos estados da Bahia, Pernambuco, São Paulo e Sergipe.
Entre seus clientes, estão Beach Park, BTB Engenharia, Carbon Blindados, CERBRAS, Etice, J Macedo, MOBIT e Mult7.
Já a Pure Storage foi fundada em 2009 e figura na Bolsa de Valores de Nova Iorque, com faturamento de US$ 1,6 bilhão e mais de 7 mil clientes no mundo. No Brasil, tem escritórios em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.