
Bing tem avançado no mercado brasleiro
O Google ainda é o líder, mas um azarão corre por fora e a toda velocidade no mercado brasileiro das buscas na internet.
Com 250,33% de crescimento nas 12 semanas terminadas em 26 de março, o Bing, da Microsoft, chegou 5,36% de participação no país, ainda longe dos 90,49% do Google, mas já ganhando espaço do gigante das buscas, que perdeu 2,81% de share, frente ao mesmo período no ano passado.
As informações são do levantamento Hitwise, da Serasa Experian.
Um ano em três meses
Em comparação ao acumulado de 12 semanas terminadas em 26 de fevereiro de 2011, o Bing cresceu 10,06% em market share de visitas, quando registrou 4,87% das buscas.
“A estratégia de crescimento do Bing vem se acentuando. Nos primeiros três meses do ano, já cresceu mais que durante todo o 2010”, ressalta Juliano Marcílio, responsável pela pesquisa.
Entre os 10 buscadores mais utilizados estão ainda o Google.com, na terceira posição com 2,07%, seguido do Google Portugal (0,99%), o Yahoo! Brasil (0,57%), UOL, (0,19%), Ask.com (0,16%) o Yahoo.com (0,063%), o Google Reino Unido (0,021%) e o Google Espanha (0,020%).
Bing tem resultados melhores
Outro mérito do Bing, além da disparada no mercado local, é a taxa de sucesso.
Ao lado do buscador UOL, a ferramenta da Microsoft fica no topo do ranking de taxa de sucesso dos 10 buscadores mais relevantes na internet brasileira, com 84,36% de índice. UOL teve 87,66%.
Já no Google Brasil, quinto colocado, 72,67% das buscas resultaram em acesso a sites.
Busca em três termos
Segundo a pesquisa, as buscas contendo três palavras foram 21,01% do total daquelas realizadas no trimestre terminado em 26 de março de 2011, seguidas por buscas que continham duas palavras, com 20,33%, e uma palavra, 19,50%.
As pesquisas contendo quatro termos somaram 13,73% do total, enquanto aquelas contendo cinco palavras totalizaram 10,14%.
Os dados do Hitwise fornecem informações semanais sobre a interação de 500 mil pessoas espalhadas geograficamente de maneira que representem a distribuição da população online brasileira, e medem a sua interação com mais de 270 mil websites nacionais e internacionais.
Nos passos dos EUA
Dados do Hitwise para os Estados Unidos indicam que o Bing já respondia por 30% das buscas feitas nos Estados Unidos em março. O Google tinha 64,4% de share, porém perdia participação de mercado na comparação com o mês anterior.
Segundo o Hitwise, o avanço da ferramenta de pesquisas na internet da Microsoft é um reflexo da parceira com o Yahoo.
O acordo, válido apenas nos Estados Unidos e anunciado em 2009, compreendia a união das ferramentas dos dois, numa tentativa de concorrer com o Google.
Em março, dos 30% de share, 14,32% foram, de fato, do Bing, somando o restante para o Yahoo.
Segundo o site Business Insider, a percentagem alcançada pelo serviço da Microsoft é simbólica, por ser a mesma que o Yahoo detinha em 2005 quando o Bing foi lançado. Lançado em 3 de junho de 2009, o Bing bateu o Yahoo! nos Estados Unidos pela primeira vez, em setembro de 2010.