
A Google anuncia nesta quinta-feira, 20, seu sistema de TV, durante a conferência de desenvolvedores I/O que acontece em San Francisco, Estados Unidos.
A empresa aposta em um mercado de 4 bilhões de pessoas com publicidade equivalente a US$ 70 bilhões anuais.
Os primeiros exemplares de Google TV chegarão ao mercado americano entre setembro e novembro deste ano, embutidos nos televisores da Sony. Ao mesmo tempo, também serão vendidos set-up boxes desenvolvidos pela Logitech, que podem aplicar a tecnologia em qualquer outra TV.
O sistema leva comandos da internet à programação televisiva. Desta forma, ao buscar por determinado programa, receberá conteúdos de canais de televisão mas também da internet.
"O vídeo deve ser consumido na maior, melhor e mais brilhante tela na sua casa, que é a TV", declarou a empresa durante a apresentação.
A plataforma é baseada no sistema operacional Android 2.1, conta com navegador Chrome e tecnologia Flash 10.1.
Além disso, será liberada a API para que os desenvolvedores criarem seus aplicativos, informa o Mashable.
A empresa anunciou ainda parcerias com Sony, Intel e Logitech, responsável respectivamente pelo aparelho televisivo, processador Atom e o box do sistema de TV-internet.
Outra função simultânea apresentada pelo Google é voltada ao esporte: no exemplo, um jogo de basquete figura em uma tela secundária, enquanto o usuário navega pela tabela de resultados do Yahoo! no browser, em primeiro plano, segundo informações do site de tecnologia.
"Para usuários, não importa de onde o conteúdo venha. Eles querem apenas que seja rápido e conveniente", declarou o gerente de produto do Google, Rishi Chandra.
No hardware, vem embutido conexão Wi-Fi, entrada para cabo existente (TV ou satélite) que é conectado à caixa de TV do Google via HDMI, unidade de processamento gráfico (para gráficos avançados de visualização na internet) e microprocessador para sinal digital (voltado para áudio).