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Grilanda, ex-AWS, está na Databricks

Executivo assume como VP para América Latina em empresa quente de dados.

14 de novembro de 2023 - 10:37
Marcos Grilanda.

Marcos Grilanda.

Marcos Grilanda, ex-diretor da AWS para América Latina, acaba de assumir o cargo de vice-presidente para a região da Databricks, uma empresa em alta no nicho de análise de dados.

O executivo segue baseado em Miami, para onde se transferiu em 2016, como parte de uma passagem de quase 10 anos na AWS.

A informação é de fontes de mercado e foi confirmada pelo Baguete.

Antes, Grilanda foi diretor de vendas indiretas na Oracle, na qual passou seis anos e meio, e passou por diversos cargos na Emerson Network ao longo de oito anos.

Os cargos são diferentes, mas a chegada de Grilanda coincide com a saída do VP de vendas da companhia na América Latina, Marcelo Souza, contratado em fevereiro de 2020 e também baseado na Flórida.

A Databricks é uma das empresas mais quentes no nicho de dados e inteligência artificial, e vem escalando sua presença na América Latina nos últimos tempos.

Em agosto, a empresa abriu uma filial em São Paulo, seguindo o figurino esperado de um grande player no setor corporativo, com direito a escritório na badalada avenida Brigadeiro Faria Lima.

Em nota divulgada na época, a empresa revelou que já atende clientes de peso no país como iFood, PicPay e Bradesco.

Na mesma divulgação, a Databricks também disse que ia dobrar o time no país até o final do ano, sem, no entanto, informar quantos funcionários tem hoje, o que é engraçado para uma empresa que trabalha com claridade de informação.

O time está crescendo. Em agosto, quando da abertura da filial, a reportagem encontrou 81 funcionários listados no Brasil no Linkedin, uma cifra que agora chega a 98.

A Databricks é uma empresa consolidada, com 20 escritórios e 5,5 mil funcionários ao redor do mundo, e clientes 10 mil clientes, incluindo nomes como Adobe, Atlassian, Condé Nast e Shell. 

Em junho a empresa anunciou US$ 1 bilhão em receita em seu último ano fiscal, crescimento superior a 60% em comparação com o período diretamente anterior.

Em setembro, a empresa captou US$ 500 milhões, junto a fundos de investimento, um aporte que avalia o negócio como um todo em US$ 43 bilhões.