.png?w=730)
Foto: divulgação.
O Grupo Porto, companhia com atuação nos setores de seguros, saúde, serviços financeiros e soluções para residências e automóveis, adotou a Flow, solução de inteligência artificial generativa da CI&T, uma das maiores empresas de tecnologia do país.
A Flow é uma plataforma de orquestração de agentes que permite o uso de agentes já existentes e curados, bem como a criação de agentes específicos para os contextos.
A solução atua em diferentes etapas do desenvolvimento de software, como escrita e revisão de código, automação de testes, refatoração técnica, documentação e análise de sistemas legados, sempre combinando IA generativa e a inteligência humana.
Como resultado, a Porto obteve ganho de 38% em eficiência nas entregas, economia de 18% no tempo previsto para as tarefas e ressignificação de alguns papéis nos times.
No aspecto da qualidade técnica, foi assegurado um patamar de engenharia com alto nível de automação de testes, observabilidade e outras boas práticas. Além disso, houve a rápida resolução de 79 problemas de qualidade de código em sistemas legados em apenas um dia.
Soma-se a isso o aumento da qualidade e redução do volume de horas gastas em atendimento e resolução de incidentes: aumento de mais de 30% na cobertura de testes unitários e 17% em testes end-to-end.
Além dos ganhos técnicos, o uso de IA no ciclo de desenvolvimento também impulsionou mudanças culturais, como maior previsibilidade nos projetos, estabilidade nos times e aumento no engajamento dos desenvolvedores.
“As ferramentas de GenAI estão se tornando uma aliada indispensável para os times de engenharia de software, impulsionando a produtividade e elevando a qualidade das entregas. O resultado é um aumento notável na eficiência e na garantia de aderência das soluções com as melhores práticas de desenvolvimento de software”, afirma Danillo Scoralick, superintendente de engenharia de software da Porto.
Há 78 anos, a Porto Seguro atua no ramo de seguros patrimoniais e de pessoas e conta com mais de 15,8 milhões de clientes no Brasil, administrados em 55 sucursais e escritórios regionais.
Ao todo, o grupo tem 27 empresas com 13 mil funcionários, 13 mil prestadores de serviço e 35 mil corretores parceiros.
No mercado desde 1995, a CI&T foi criada em Campinas, no interior de São Paulo, e atende atualmente mais de 100 grandes empresas com o auxílio de mais de 6,9 mil profissionais em 10 países.
A companhia atua com soluções de inteligência artificial, experiência do cliente, desenvolvimento de software, serviços em nuvem e dados.