
Só a Riachuelo opera em 300 lojas e e-commerce. Foto: divulgação.
O Grupo Guararapes, dono da rede varejista Lojas Riachuelo, escolheu a Capgemini, multinacional francesa de consultoria, tecnologia e outsourcing, para fazer a implementação do SAP S/4 Hana na companhia.
Segundo a integradora, a Riachuelo queria resolver seus problemas logísticos e integrar as operações ao comércio digital para tornar seus sistemas e processos mais ágeis e eficientes.
A empresa precisava de uma plataforma de tecnologia que pudesse auxiliar na abertura de novas lojas, construir uma estratégia omnichannel, modernizar seus sistemas de ponto de venda e ajudar a consolidar sua liderança no Brasil, além de apoiar clientes, fornecedores e funcionários e construir uma forte presença de marca.
Assim, a rede decidiu substituir o sistema de gestão SAP ECC, a geração anterior dos produtos da SAP, pelo S/4 Hana no Hana Enterprise Cloud, com a fase de desenho feita diretamente pela SAP, através da divisão SAP Services.
O projeto começou em março do ano passado e, posteriormente, a companhia escolheu a Capgemini para a implantação que, segundo ela, é o maior investimento de tecnologia no segmento de varejo de moda da América Latina.
“Escolhemos a Capgemini por sua experiência líder de mercado global em SAP S/4 Hana Cloud e sua flexibilidade para incorporar e expandir o escopo do projeto. Mesmo com a pandemia e a necessidade do projeto ser implementado remotamente, temos tido muito sucesso até agora e temos total confiança na Capgemini”, afirma Carlos Alves, CIO da Riachuelo.
A Capgemini entrou em novembro de 2020 no projeto, que está dividido em três fases de implantação e tem término previsto para março de 2024.
A primeira etapa, com conclusão prevista para janeiro de 2022, tem como objetivo a transformação do backoffice financeiro do Grupo Guararapes.
Já a segunda onda concentra-se na planta fabril do Grupo e seus dois centros de distribuição, com foco em módulos de fabricação, estoque e manutenção. A terceira fase, por sua vez, incluirá a integração de lojas, ponto de venda (PDV) e e-commerce.
“Com nosso profundo conhecimento de domínio e equipe de especialistas certificados em SAP, estamos focados em viabilizar uma cadeia de valor totalmente integrada para a Riachuelo, para que seus negócios se tornem mais ágeis e flexíveis”, afirma Willian Valiante, vice-presidente de produtos de consumo, varejo e distribuição da América do Sul na Capgemini.
Além da Riachuelo (que opera em 300 lojas e e-commerce), a implementação contempla as operações da Guararapes Confecções, da Midway Financeira, do Shopping Midway Mall, e da Transportadora Casa Verde.
Com 50 anos de história, a Capgemini é uma empresa que atua no mercado B2B e conta com 290 mil profissionais em quase 50 países. Em 2020, o grupo reportou uma receita global de € 16 bilhões.
A companhia está há 10 anos no Brasil, com sede em Barueri, São Paulo.