VEÍCULOS

Hackers trocam site da Sascar por pornô

A empresa do Grupo Michelin confirmou ter sofrido ataque cibernético.

30 de março de 2022 - 10:11
Foto: Pexels.

Foto: Pexels.

A Sascar, empresa de gestão de frotas e monitoramento de veículos e cargas do Grupo Michelin, sofreu um ataque cibernético na última segunda-feira, 28, com o redirecionamento do seu portal para um site pornográfico.

Segundo o site Convergência Digital, a companhia confirmou o incidente, que teria afetado parte dos seus sistemas, e deu a entender que ele teve origem em um acesso não autorizado via conta.

"Constatamos que a Sascar sofreu um ataque cibernético criminoso em seu ambiente de tecnologia da informação, que resultou em indisponibilidades de suas plataformas e afetando a operação”, confirmou a empresa em nota.

A companhia afirmou que as equipes de segurança da Sascar e da Michelin acionaram os protocolos de controle para bloquear os ataques e minimizar os impactos do incidente. Ao mesmo tempo, investiga a natureza e a origem junto às autoridades competentes.

Na manhã desta quarta-feira, 30, o site da empresa segue fora do ar, exibindo a mensagem “Aguarde… Nossa página retornará em breve!” e um link para comunicação por WhatsApp.

Fundada em 1999 em Barueri, São Paulo, a Sascar foi adquirida em 2014 pelo grupo francês Michelin, um dos principais fabricantes de pneus do mundo. Hoje a empresa conta com 54 mil clientes e 280 mil veículos conectados.

Em janeiro deste ano, a Localiza, considerada a maior empresa de aluguel de veículos da América Latina, sofreu um ataque parecido, com seu site sendo redirecionado ao endereço PornHub. Neste caso, a invasão foi assumida pelo grupo Lapsus$.