
Gustavo Selig, CEO do Grupo Hestia. Foto: divulgação
O Grupo Hestia, que tem sede em Curitiba, congrega construtora, incorporadora, importadora e tem faturamento anual na casa dos R$ 45 milhões, contratou o ERP Mega Construção, da Mega Sistemas.
O projeto, que tem previsão média de mil horas e conclusão prevista para o final de 2013, já teve uma primeira fase de implantação entregue no mês passado, com a entrada em operação dos módulos Global, Financeiro, Materiais, Empreiteiros e Carteira de Recebíveis.
Conforme o coordenador de TI do grupo, Marco Antonio Dea, a meta é unificar em uma plataforma a gestão de procedimentos internos e rotinas de todas as operações.
“Com a solução será possível monitorar cada etapa do processo de construção, incluindo estudo de viabilidade do empreendimento, controle da obra, gestão de vendas e acompanhamento do cliente, administração dos recebíveis e controladoria”, explica o gestor.
Para chegar ao objetivo final, a segunda fase da implementação, que começou este mês, prevê a implantação dos módulos Comercial e Painel Gerencial, com funções para gestão de obras, projetos, vendas e acompanhamento do cliente.
Gustavo Selig, presidente do Hestia, revela que a plataforma também será usada no canteiro de obras para administração de compras e recebimento dos materiais, controle de medições e gestão de contratos de terceiros.
“Isso terá como resultados a melhoria da produtividade e maior eficiência das ações realizadas, por meio da eliminação da redundância das atividades, da incorporação de melhores práticas e da otimização do tempo de resposta ao mercado e de tomada de decisão”, destaca o executivo.
Para alcançar a abrangência desejada, o diretor Comercial da Mega, Giovanni Sugamosto, explica que os funcionários da sede administrativa e do canteiro de obras da incorporadora serão treinados para usar o sistema.
O grupo paranaense,que tem mais de 40 empreendimentos entregues ou em andamento, com área total construída de 749 mil metros quadrados, incrementa a estratégia de crescimento da paulista Mega no Sul.
Há pouco mais de dois meses, a companhia já havia anunciado outra tacada na região: uma parceria com a catarinense Teclógica, incorporando o Mega Construção ao Mobbus Construção, aplicativo da companhia de Blumenau.
Com isso, a Mega se reforçou em recursos de gestão de obras para dispositivos móveis, e divulgou meta de conquistar 200 novos usuários da solução integrada em 2013.
O segmento de construção civil não é o único trabalhado pela empresa, mas se destaca em seu protfólio: no ano passado, subiu 12% em participação no faturamento, chegando a 30% dos R$ 59 milhões de receita obtidos pela fabricante de ERP.
O faturamento geral tevecrescimento de 18% sobre 2011 e, para este ano, a Mega mira uma expansão de 20%.
No Sul, a companhia também atende a clientes como várias das empresas inclusas no 9° Ranking das 100 Maiores Construtoras do Brasil, divulgado pela consultoria ITC, entre as quais estão a Lamb, de Canoas, a Atena Incorporações, de Caxias do Sul, e a Álamo, de Florianópolis.
Outras 20 companhias de outras regiões do país que usam o Mega Construção também figuram no ranking.
Em todo o país, a Mega atende a mais de dois mil clientes.