.jpg?w=730)
O HGG atende uma população de quase 1 milhão de habitantes. Foto: divulgação.
O Hospital Geral do Grajaú (HGG), localizado na extrema Zona Sul de São Paulo, adotou a solução SAP Qualtrics, através de uma doação da multinacional alemã, com a SMT Tech, integradora mineira da marca.
Até então, a comunicação no hospital era feita manualmente, ocasionando uma demora de 24 horas ou mais para os profissionais e equipe médica receberem o feedback dos pacientes. Com a nova ferramenta, o retorno é imediato.
“Com esta relação mais próxima, o paciente tem a possibilidade de se expressar e compartilhar com nossa equipe sua experiência de forma mais ágil e efetiva”, avalia Amanda Robledo, superintendente administrativa no Hospital Geral do Grajaú.
Segundo a empresa, o Qualtrics também dá visibilidade a detalhes que antes não eram capturados, como questões de hotelaria e entendimento ou não do tratamento a se seguir em casa após a alta hospitalar.
“O impacto destas iniciativas no serviço público, que tem recursos limitados, é muito grande e faz com que reflitamos sobre como a tecnologia na gestão de recursos e de processos é importante”, destaca Robledo.
Sob a gestão do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês há 10 anos, o HGG é referência em atendimento de urgência, emergência e média complexidade para uma população de quase 1 milhão de habitantes, incorporando também a área de ensino e pesquisa.
“Este projeto está muito ligado à nossa estratégia ESG, principalmente o ‘S’ de social. Olhamos esta parceria como parte do nosso DNA, fazendo com que a tecnologia possa ser um habilitador de transformações para impactar positivamente a sociedade”, afirma Luciana Coen, diretora de comunicação e responsabilidade social da SAP Brasil.
A Qualtrics foi uma aquisição de € 8 bilhões feita pela SAP no final de 2018. Foi a maior aquisição de uma companhia de software como serviço já feita pela SAP e, na indústria em geral, só ficou atrás da compra da Netsuite pela Oracle, um negócio de US$ 9,3 bilhões fechado em 2016.
No Brasil, empresas como Fast Shop, Mercedes-Benz e Serasa já utilizavam o Qualtrics antes mesmo da aquisição. Desde então, a SAP anunciou alguns grandes contratos de implementação da solução, incluindo a Ipiranga e o Grupo Fleury.
Já a SMT, fundada em 2014, tem sede em Nova Lima, Minas Gerais. Além do Qualtrics, a consultoria atua com as ferramentas Medallia e Sprinklr. No seu portfólio, estão clientes como Nike, Ambev, Samsung, Claro, Santander, Bradesco, Localiza, Magalu, Ford, Netflix e Itaú.