
No primeiro trimestre de 2010, foram vendidos 2,9 milhões de computadores no Brasil. O dado, do estudo “Brazil Quarterly PC Tracker”, realizado pela IDC, indica um crescimento de quase 40% em relação ao mesmo período do ano passado.
Até o fim do ano, a previsão é que as vendas ainda aumentem 20% em relação a 2009, chegando a 13,2 milhões de unidades.
Do total de computadores vendidos no primeiro trimestre de 2010, 61% foram desktops e 39%, notebooks.
“Os lançamentos dos computadores “tudo em um” trouxeram uma grande expectativa para o mercado”, declara Luciano Crippa, analista do mercado de PCs da IDC.
Ainda segundo ele, no trimestre o segmento doméstico respondeu por pouco mais de 50% das vendas de notebooks do mercado geral. Foi a primeira vez na história que esta superioridade aconteceu.
O crescimento no número de computadores comercializados deve-se principalmente ao momento econômico do país, avalia Crippa.
“Em 2009 as empresas investiram 21% a menos em computadores. Somente no primeiro trimestre deste ano, o segmento corporativo já vendeu 30% a mais quando comparado com o mesmo período do ano passado”, destaca o especialista. “Em 2010 esse setor já investiu mais do que em qualquer trimestre de 2009”, completa.
Ainda de acordo com o analista, os fabricantes de computadores esperam “ansiosamente” a entrada do segmento de tablets no país.
“Mundialmente, esse mercado deve atrair muitos usuários a partir do segundo semestre de 2010, quando muitos lançamentos estão previstos, e isso deve aquecer as vendas. Até 2014, ano da Copa no país, o mercado de PCs deverá crescer pelo menos dois dígitos no comparativo ano a ano”, projeta Crippa.