VENDAS

IDC reduz previsão para smartphones

10 de junho de 2015 - 12:17
Mercado de smartphones deve ter alta de 6,4% em 2015. Foto: Maxx-Studio/Shutterstock.

Mercado de smartphones deve ter alta de 6,4% em 2015. Foto: Maxx-Studio/Shutterstock.

A IDC revisou a previsão para o mercado brasileiro de smartphones em 2015. De um crescimento de 9,5%, a consultoria reduziu a projeção para uma alta de 6,4% em relação ao número de unidades vendidas 2014.

Com isso, a IDC aponta que serão comercializados 58 milhões de smartphones no ano.

Entre os motivos para a redução no crescimento estão a alta do dólar e a baixa atividade da economia.

"Não vemos possibilidade de voltarmos a uma projeção maior. Pelo contrário, ainda podemos prever algo mais baixo", disse Leonardo Munin, analista da IDC. 

Os números da companhia medem as vendas dos fabricantes para distribuidores e varejistas, não o que os consumidores compram.

A desaceleração em 2015 acontecerá mesmo depois de um início de ano forte. Entre janeiro e março, as vendas de smartphones tiveram alta de 33%, alcançado 14,1 milhões de unidades.

O desempenho chegou a superar a projeção de 13,5 milhões da IDC para o período. 

Segundo Munin, a explicação para o movimento foi a alta do dólar. Prevendo preços mais salgados, alguns distribuidores anteciparam compras, de acordo com o Valor.

As vendas de feature phones caíram 54% no 1º trimestre, para 1,2 milhão de unidades. Hoje, 45% da base de celulares no país é composta por esses aparelhos. O restante é de smartphones.