
Marcelino Canelada, um dos sócios da Invento. Foto: Divulgação.
A Invento Engenharia, mais nova empresa a ingressar na Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec), é focada numa solução para mudar o processo de compras em estabelecimentos comerciai, eliminando os carrinhos e cestinhas.
A ideia da startup é que o consumidor escolha os itens por meio de um leitor de radiofrequência e só pegue o que comprou quando for efetuar o pagamento.
O leitor de radiofrequência vai utilizar a tecnologia NFC (Near Field Communication), que permite a troca de informações entre dispositivos sem a necessidade de acesso à internet, usando apenas a aproximação física.
Para popularizá-la, a empresa vai desenvolver na Intec o Sistema Top Market.
“Entramos na incubadora para desenvolver a tecnologia, que ajuda a diminuir o espaço físico das lojas e aumenta as informações disponíveis tanto para o consumidor quanto para o estabelecimento comercial”, ressalta Marcelino Canelada, um dos sócios da empresa.
Antes da Invento, Canelada foi engenheiro de desenvolvimento de produtos na Nissan. Ele também atuou por dois anos na Bematech, focada em varejo.
Também são sócios da startup Jhoni Stracke e Ana Paula Valentina Rodrigues. Stracke é desenvolvedor de software na CEABS Serviços e já passou pela Pollysoft. Já Ana Paula é arquiteta.
A intenção da Invento é se tornar uma desenvolvedora de soluções de tecnologia NFC. O sistema desenvolvido pela empresa já tem pedido de patente depositado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).
O gerente da Intec, Gilberto Passos Lima, explica que a empresa participa do programa de incubação na modalidade residente, quando a empresa, além de receber consultoria da incubadora, se instala no seu edifício.
“Mais do que infraestrutura, vamos apoiá-los na validação de seu negócio junto ao mercado”, avalia.
Fundada em 1989, a Incubadora Tecnológica do Tecpar é a primeira de base tecnológica do Paraná e a quinta do país. Duas vezes eleita a melhor incubadora do Brasil, tem sede em Curitiba e atuação também em Jacarezinho, no Norte Pioneiro.