INVESTIMENTO

Iniciador recebe aporte de R$ 32 milhões para otimizar Pix

Investimento liderado pela Valor Capital será utilizado para melhoria na infraestrutura com foco em grandes bancos.

19 de agosto de 2025 - 08:15
Marcelo Martins, fundador e CEO da Iniciador - Foto: LInkedin

Marcelo Martins, fundador e CEO da Iniciador - Foto: LInkedin

A Iniciador, empresa especializada em infraestrutura da nova geração de pagamentos no Brasil, como o Pix, recebeu um aporte de R$ 32 milhões em uma rodada de investimentos liderada pela Valor Capital.

Fundos como big_bets, Alter Global, Actyus e Norte Ventures também participaram do plano de investimentos.

A Iniciador é uma Instituição de Pagamento (ITP) autorizada pelo Banco Central do Brasil, com atuação voltada para oferecer infraestrutura tecnológica e compliance regulatório no ecossistema de Open Finance e Pix.

A startup é uma das principais em apoiar e prover tecnologicamente as novas soluções do Pix, como serviços de Pix Automático, Pix por biometria, Pix por aproximação e Pix inteligente.

A empresa possui as licenças de Instituição de Pagamentos (IP) e Iniciador de Pagamentos (ITP) junto ao BC e, dentro de sua infraestrutura, realiza a conexão com as APIs do Banco Central, além da gestão diária dessas conexões.

As instituições interessadas em utilizar os meios de pagamento contratam a Iniciador para fornecer a infraestrutura tecnológica com as licenças dos próprios clientes ou passam também a utilizar as licenças da startup, o que demanda capital regulatório.

Segundo Marcelo Martins, um dos fundadores da empresa, em entrevista ao site Brazil Journal, parte dos recursos adquiridos neste aporte será utilizada para investir no produto, melhorar a tecnologia, ampliar o time técnico e reforçar o capital prudencial exigido pelo Banco Central.

“Este aporte nos permite seguir investindo em tecnologia, na escalabilidade da infraestrutura e na expansão do portfólio de produtos, para sustentar o crescimento do Pix e garantir que nossos parceiros possam inovar com confiabilidade e velocidade”, afirma Martins.

A empresa, que hoje tem entre seus clientes nomes como iFood Pago, Stone, Nomad, Núclea, Magie e Jota, pretende ampliar sua atuação para atender plataformas e processadores de pagamentos de alto volume, com foco nos grandes bancos.

Fundada em 2021, a Iniciador possui uma arquitetura estruturada para grandes escalas, figura entre os cinco maiores iniciadores de pagamento do país e é referência técnica nos fóruns regulatórios, sendo membro fundador e presente no conselho de administração do Open Finance Brasil, representando a ABFintechs.

Sua tecnologia é utilizada por 60% das ITPs e 20% dos participantes do Open Finance na modalidade de iniciação de pagamento, atende 150 instituições bancárias e conecta mais de 1 bilhão de contas correntes, de pagamento e de poupança.

Fundada em 2011, a Valor Capital Group, LLC é uma gestora de venture capital e growth equity voltada para conectar os mercados de tecnologia dos Estados Unidos e da América Latina.

A Valor Capital possui escritórios em Nova Iorque, São Paulo, Rio de Janeiro, Cidade do México e Vale do Silício e já realizou cerca de 200 investimentos em mais de 100 empresas.