
Alunas do Insper. Foto: Divulgação.
O Insper, uma das principais instituições de ensino superior e pesquisa do Brasil, firmou um acordo com a OpenAI, criadora do ChatGPT, para disponibilizar a versão educacional da ferramenta de IA a toda sua comunidade acadêmica.
A decisão torna o Insper na primeira instituição de ensino em toda a América Latina a implementar o ChatGPT Edu para todos seus alunos, professores, pesquisadores e equipes administrativas.
Todas as disciplinas ou cursos que optem por incorporar ferramentas de IA generativa terão acesso às soluções da OpenAI para interpretação de texto, codificação, análise de dados, edição e resumo de documentos.
Entre as novidades deste modelo está o modo de estudo, inspirado no método socrático, lançado recentemente.
Em vez de dar a resposta direta, o ChatGPT conduz o estudante por perguntas e etapas que o levam a compreender o conteúdo.
“Nosso diferencial é ser uma universidade com a capacidade de pulsar na velocidade que o mercado pulsa. Diante de um fenômeno como a IA generativa, a pior decisão é permanecer inerte. Inovação e excelência caminham lado a lado e nosso objetivo é unir o melhor da tecnologia ao compromisso de melhorar a vida das pessoas”, diz Guilherme Martins, presidente do Insper.
Criado em 1987, o Insper é uma instituição sem fins lucrativos que atua com graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, bem como programas de educação executiva. Além disso, reúne pesquisadores em projetos de políticas públicas, agronegócio, educação, inovação, finanças e gestão.