O Instituto de Pesquisas Eldorado acaba de criar um sistema que integra rede social com tevê corporativa, pelo qual os mais de 500 colaboradores das unidades de Campinas, Brasília e Porto Alegre podem se comunicar.
A rede social corporativa, batizada de Eldbook, já está no ar há cerca de um ano.
Nela, os funcionários podem criar perfis, onde detalham experiência profissional, formação acadêmica, competências e histórico de participação em projetos, além de interesses profissionais e pessoais.
“Integrar os profissionais é fundamental para uma instituição de base tecnológica como a nossa”, afirma Tiago Tel, líder do projeto de criação do Eldbook.
O instituto atua em pesquisa e desenvolvimento de produtos, processos e sistemas de TIC, atendendo a mais de 50 clientes, como IBM, Motorola, Samsung e Semp Toshiba, entre outros.
“Nossos clientes buscam soluções em tempo recorde. Por isso, precisávamos de uma ferramenta que incentivasse a inovação e a colaboração e facilitasse a disponibilidade de documentos”, explica Tiel.
Para alcançar isso, a rede também permite que cada colaborador possa criar comunidades, o que permite reunir participantes de um determinado projeto, grupos de desenvolvedores de linguagens de programação, entre outras iniciativas colaborativas.
Fóruns de discussões, espaço para troca de referências e enquetes, entre outras funcionalidades, também compõem a rede, que agora foi integrada à EldTV, rede de TV interna da instituição.
“Com monitores espalhados nos ambientes sociais do Eldorado, a EldTV mescla informações de interesse institucional, como eventos, parcerias e lançamentos, com conteúdo social – aniversariantes do dia, previsão do tempo, festas etc”, afirma Tiel.
Com a integração, a administração da tevê corporativa é toda feita pelo Eldbook, o que permite inserir conteúdos diferentes nos monitores de cada unidade.
“Isso garante, hoje, a comunicação efetiva entre os funcionários”, comenta o gestor. “É neste ambiente de rede social que nossos funcionários discutem questões técnicas, como as referentes ao mundo Android, trocam ideias sobre oportunidades na área de energia e melhores práticas de desenvolvimento”, complementa.
Organização civil sem fins econômicos, o Instituto de Pesquisas Eldorado existe desde 1999.
Além dos clientes já citados, a instituição atende também a empresas como Dell, EMC, Flextronics, Foxconn e HP.
Conforme Tiel, o volume de atividades realizadas faz do Eldorado uma das maiores instituições na aplicação de recursos da Lei de Informática e o posiciona entre as maiores empresas brasileiras em rankings como os da InfoExame, Informática Hoje e Anuário Telecom.