.jpg?w=730)
Foto: Divulgação
A La Moda, empresa catarinense de moda premium, adotou a plataforma de vendas B2B da VTEX, especializada em soluções de e-commerce, para otimizar sua performance no atacado.
O portal antigo da La Moda encontrava-se obsoleto, sem recursos de busca, com categorização ineficiente, gestão de catálogo defasada e sem ferramenta de acompanhamento de métricas, afetando diretamente o crescimento no mercado de atacado.
Devido a anos de operação na mesma ferramenta, as regras de negócios da empresa tornaram-se complexas e pouco estratégicas, o que limitava o lojista e mantinha parte das negociações fora de um ambiente online.
Para aproveitar os bons resultados do B2C, já operando em uma plataforma da VTEX, a catarinense decidiu seguir o mesmo caminho e implantou o portal Venda Mais, desenvolvido com o B2B Suite do mesmo fornecedor.
Em um esforço conjunto entre as empresas, foram mapeados os processos de vendas, desenhada a arquitetura e definidos fluxos de compras para o atacado, com foco inicial em digitalizar saldos, reposição de estoque e resgate de vouchers e bonificações.
A La Moda também revisou regras de negócios, simplificou processos e adotou o fluxo nativo da plataforma para maior estabilidade e desempenho, além de utilizar componentes testados no B2C, customizados para o B2B, como seleção em massa de SKUs e televendas para representantes comerciais.
"A funcionalidade de televendas é fantástica para o nosso B2B. Representantes e o time interno conseguem montar e fechar pedidos para o lojista de forma muito rápida, o que facilita o atendimento e gera mais confiança no canal digital”, explica Victor Frederico B. de Andrade, head de produtos digitais na La Moda.
Segundo a empresa, os lojistas puderam obter melhores resultados nos fechamentos de pedidos, na gestão de catálogos e no uso de uma ferramenta de acompanhamento com maior autonomia nos ajustes e campanhas.
A La Moda foi fundada em 1986, na cidade de Nova Veneza, Santa Catarina. Ao longo dos anos, expandiu sua infraestrutura com a construção de um moderno complexo fabril em Criciúma (SC) e aprimorou sua tecnologia com a implementação do sistema SAP em suas operações.
Atualmente, o Grupo La Moda opera com várias marcas autorais, entre elas Lança Perfume, LP Easy e My Favorite.
O grupo possui aproximadamente 20 lojas próprias, além de unidades de venda direta em São Paulo e Goiânia. Em 2024, alcançou um montante de sell-out superior a R$ 1,2 bilhão.
Líder no Brasil em plataformas de e-commerce e soluções omnichannel, a VTEX atua há 25 anos no mercado, com clientes como Sony, Whirlpool, Colgate, Carrefour, Motorola e Stanley.
A empresa segue em ritmo de crescimento no país e na América Latina. No último trimestre de 2024, registrou receita de US$ 56 milhões, alta de 10%.