SENADO

Lasier assume comissão de C&T

O senador gaúcho assume no lugar de Cristovam Buarque, que renunciou ao cargo recentemente.

25 de fevereiro de 2016 - 10:35
Lasier Martins em uma comissão do Senado. Foto: Agência Senado.

Lasier Martins em uma comissão do Senado. Foto: Agência Senado.

Lasier Martins (PDT-RS) será o novo presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado.

O senador gaúcho assume no lugar de Cristovam Buarque, que renunciou ao cargo depois de assinar sua transferência do PDT para o PPS.

A confirmação oficial será na terça-feira, 1, mas é apenas uma formalidade. A CCT é comandada pelo PDT.

As coisas parecem meio paradas ultimamente na CCT, que não publicou seu relatório anual de atividades para 2015. 

De qualquer forma, a comissão é importante, lidando nos últimos tempos com matérias como o Marco Civil da Internet e a regulação das faixas do 4G. 

Um dos temas que setá na pauta atualmente é a proibição dos bloqueadores de identificação de chamadas.

Talvez mais importante do que grandes mudanças pontuais, a CCT é responsável por aprovar autorizações para o funcionamento de 40 emissoras de rádio e televisão comerciais e comunitárias.

Martins, que está fazendo sua estreia na política neste mandato, foi eleito com 37,42% dos votos nas últimas eleições, numa disputa apertada com o ex-governador Olívio Dutra (PT), que ficou com 35,31%, uma diferença de apenas 121 mil votos.

O senador é uma figura conhecida no Rio Grande do Sul pelos 24 anos trabalhou na empresa jornalística Caldas Júnior e por outros 27 atuou no Grupo RBS, sendo apresentador e comentarista da RBSTV, além de apresentador da rádio Gaúcha e da TVCOM.