VAZA JATO

Leandro Demori, do Intercept, estará no FIC19

Editor do site que sacudiu o país com vazamentos estará em evento em Porto Alegre.

18 de julho de 2019 - 07:04
Leandro Demori, editor executivo do site Intercept.

Leandro Demori, editor executivo do site Intercept.

Leandro Demori, editor executivo do site Intercept, que vem publicando diálogos vazados de integrantes da operação Lava Jato, é um dos convidados de destaque do 15ª edição do Festival de Interatividade e Comunicação – FIC19, promovido pela Abradi-RS em Porto Alegre entre os dias 28 e 29 de outubro.

Demori será entrevistado por outros jornalistas no FIC para compartilhar sua experiência e visões sobre tecnologia e convergência.

O assunto principal deve ser a Vaza Jato, uma série de matérias que o Intercept vem publicando com base em conversas pelo aplicativo Telegram entre o então juiz Sérgio Moro e o procurador Deltan Dallagnol, no contexto da operação Lava Jato.

As conversas, sobre cuja origem o Intercept não se pronuncia, estão sendo compartilhadas com outros veículos de imprensa como a Folha de São Paulo e Veja. 

Junto com o jornalista americano Glenn Greenwald, editor chefe do site, Demori tem estado na linha de frente na defesa da publicação do material e do confronto com os críticos da decisão do site de abrir as informações.

Além de Demori, estão confirmados também Ivan Mizanzuk, fundador do Anticast e Projeto Humanos; Rafael Sbarai, Digital Sports Lab and Branded Content Manager na Globo e Luís Felipe Monteiro, Secretário de Governo Digital do Governo Federal. 

A ideia do tema deste ano é abordar os ambientes de transformação digital e os novos ordenamentos que isso traz. 

"Traremos ao palco profissionais e pensadores que trabalham através dessas mudanças, tanto no jornalismo quanto no empreendedorismo, política, tecnologia, cultura e outras áreas, já que a ideia do FIC desde a sua criação é justamente reunir conhecimentos e debates transversais e multidisciplinares", explica Melissa Lesnovski, que coordena a curadoria do evento. 

Fazem parte do grupo de curadoria: Daniel Bittencourt; Filipe Campelo; Gustavo Mini; Margarida Galafassi; Hipárcio Stoffel e Giovanni Comunello.

Em 2018, o FIC recebeu mais de 1600 participantes, 30 palestras, workshops e uma maratona de desenvolvimento de aplicações.

Antes de ser contratado pelo Intercept, em dezembro de 2017, Demori foi editor digital revista Piauí e head de operações do Medium, uma plataforma para publicação de conteúdo autoral.

Moradores um pouco mais antigos da Internet podem lembrar também do A Nova Corja, um blog sobre política que funcionou na primeira metade dos anos 2000, do qual Demori era um dos colaboradores destacados.