IoT

Loja Mundial adota etiquetas eletrônicas da Seal Sistemas

Projeto deve cobrir os 7 mil produtos da varejista até o fim do ano.

28 de novembro de 2023 - 08:22
Meta é expandir as tags para todos os produtos vendidos no estabelecimento até o fim de 2023. Foto: Divulgação

Meta é expandir as tags para todos os produtos vendidos no estabelecimento até o fim de 2023. Foto: Divulgação

A Loja Mundial, home center paranaense que vende produtos de construção, eletrodomésticos e brinquedos, implementou etiquetas eletrônicas (ESLs, na sigla em inglês) com a Seal Sistemas, especializada na integração de sistemas de captura de dados e mobilidade para a cadeia de suprimentos.

Segundo a empresa, o objetivo era dar destaque ao seu portfólio de produtos, bem como explorar oportunidades de vendas para ampliar o ticket médio da loja.

Para isso, a varejista entendeu que precisava tornar o processo de precificação de itens mais ágil, de modo a atualizar os valores e dados conforme os produtos eram registrados nas gôndolas ou colocados em promoção.

Com a implantação, mil unidades de ESLs passaram a automatizar a gestão de preços dos produtos disponíveis no estabelecimento. 

Como resultado, o negócio afirma ter registrado maior agilidade e eficiência operacional.

Antes, era preciso mobilizar ao menos cinco funcionários para substituir centenas de etiquetas de papel. Agora, apenas um membro da equipe é capaz de fazer a atualização das tags pelo computador.

O trabalho é feito sem a necessidade de ir até a gôndola, pois as ESLs ficam fixas e não precisam ser substituídas com frequência, devido à alta durabilidade das suas baterias.

Segundo a empresa, a tecnologia também foi importante para eliminar eventuais divergências de preço entre a gôndola e o caixa. 

Os clientes, por sua vez, passaram a visualizar informações de forma mais clara devido à maior precisão nos dados indicados nas ESLs e ao fim do risco de queda ou extravio das etiquetas em papel.

Desde o início de 2023, as etiquetas passaram a exibir QR Codes com links para ofertas, descontos e ações de cashback.

Os códigos também dão acesso a um showroom virtual, a partir do qual os compradores podem visualizar modelos e cores alternativas aos itens expostos no mostruário físico da loja. 

A funcionalidade também contribui para que o estabelecimento obtenha dados pessoais com a autorização de cada cliente, visando manter o banco de dados atualizado para aprimorar o relacionamento com o consumidor.

“São notáveis os ganhos de tempo, precisão e agilidade das etiquetas eletrônicas para os nossos colaboradores. Já para os clientes, além de dar à loja uma estética mais moderna, a tecnologia facilitou muito a leitura de preços e outros dados. Isso também foi fundamental para ampliar o tíquete médio com promoções e ofertas adicionais, explorando as oportunidades que o varejo de construção oferece. Afinal, uma construção ou reforma sempre exige muitos materiais”, avalia Sérgio Kampa, sócio-diretor da Loja Mundial.

Para complementar a implementação, a Seal Sistemas forneceu uma API que permitiu integrar a tecnologia de ESLs com o sistema de gestão do home center.

Segundo a empresa, o projeto foi tão abrangente que o estabelecimento passou a utilizar a mesma estrutura tecnológica para gerenciar não apenas as etiquetas eletrônicas, mas também as etiquetas em papel, estendendo a utilidade da API para todos os 7 mil itens da loja.

Agora, a meta é expandir as tags para todos os produtos vendidos no estabelecimento até o fim de 2023.

Há mais de 30 anos no mercado, a Loja Mundial foi fundada em Araucária, no Paraná, a 27 km de Curitiba, com o objetivo de comercializar produtos da área da construção.

Para seguir atendendo às necessidades dos clientes locais, a loja ampliou o leque de produtos ao longo dos anos, vendendo também itens de bazar, eletrodomésticos e brinquedos. 

Fundada em 1988, a Seal Sistemas atua no mercado de computação móvel e captura automática de dados, dando suporte para mais de 2 mil empresas que integram seu portfólio dentro e fora do Brasil. Dentre alguns de seus clientes, estão Honeywell, Toshiba, Epson, Lenovo e Microsoft.