VENDAS

Magalu vende pelo WhatsApp

Projeto da Smarters disponibiliza o marketplace da empresa por meio de um catálogo no app.

04 de setembro de 2023 - 13:00
Portfólio da empresa é atualizado em tempo real no WhatsApp, incluindo preços, estoque e informações sobre produtos. Foto: Reprodução/Facebook

Portfólio da empresa é atualizado em tempo real no WhatsApp, incluindo preços, estoque e informações sobre produtos. Foto: Reprodução/Facebook

A Magazine Luiza, uma das maiores varejistas do país, começou a vender seus produtos pelo WhatsApp em um projeto realizado pela Smarters, empresa paulista de marketing conversacional.

Agora, a Magalu tem todo seu marketplace disponível em um catálogo no aplicativo.

“Há uma nova forma de vender a partir do comércio conversacional e o WhatsApp nos permitiu isso, de forma pioneira no Brasil”, afirma Eduardo Galanternick, vice-presidente de negócios do Magalu. 

Por meio de uma integração de API feita pela Smarters, o portfólio da empresa é atualizado em tempo real no WhatsApp, incluindo preços, estoque e informações sobre produtos. 

No catálogo, também é possível incluir itens no carrinho e, então, concluir a compra no app do Magalu.

“Com mais esse modelo, vamos chegar ao que acredito ser o caminho natural do varejo. Não estamos fazendo isso para substituir os canais de venda. Estamos indo ao encontro do desejo do consumidor, explorando uma forma de vender por meio do comércio conversacional”, diz Galanternick.

A função, porém, ainda não está disponível para todos os clientes da empresa. No momento, a Magalu está analisando o comportamento do consumidor, taxas de abandono de carrinhos e outras métricas de desempenho antes de liberar o uso para toda a base de clientes.

“Esses estudos não devem demorar muitos dias. Queremos explorar ainda a possibilidade de Click-to-WhatsApp e entender como usar o recurso nas conversas para gerar vendas”, explica Galanternick, referenciado aos anúncios que levam os consumidores direto do feed das redes sociais para a conversa no WhatsApp.

Segundo a Smarters, a Magalu e a Época Cosméticos, e-commerce de produtos de beleza, são as primeiras empresas a usar o sistema de integração para o WhatsApp no Brasil.

Atualmente, estima-se que existam 197 milhões de usuários de WhatsApp no Brasil e, segundo um estudo da Kantar, 78% dos brasileiros tendem a fazer compras com empresas com as quais conseguem conversar por meio de mensagens.

A Magalu tem apostado fortemente no digital, somando 37 milhões de usuários ativos em seu marketplace, que conta com 106 milhões de ofertas e 300 mil sellers.

Listada no Novo Mercado da B3 desde maio de 2011, a companhia conta com mais de 47 mil funcionários e 1,3 mil lojas em 21 estados do país. 

A Magalu ainda é dona de seis marcas on-line, Netshoes, Zattini, Época Cosméticos, Estante Virtual e KaBuM!, e a plataforma de food delivery AiQFome.

Já a Smarters foi fundada em 2013 e atua no desenvolvimento de agentes conversacionais no WhatsApp, Instagram e Messenger para empresas. 

Com 102 funcionários listados em seu LinkedIn, o portfólio de clientes da empresa inclui a Hyundai, Polishop, Lacta, DermaClub, Qualitá, Volkswagen, McDonald's e Neutrogena.