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A Microsoft sofreu uma grande falha na Azure, afetando clientes da nuvem e da suíte de produtividade da gigante americana nesta quarta-feira, 29.
A falha durou cerca de oito horas e teve seu pico às 13h e a Microsoft anunciou o restabelecimento dos serviços ao redor das 20h, sempre no horário de Brasília.
A página de status do Microsoft Azure indicava que o problema afetou os serviços da Microsoft ligados ao Azure Front Door, a rede de entrega de conteúdo (CDN) da empresa.
De acordo com a Microsoft, “os serviços do Azure afetados incluem, entre outros: App Service, Azure Active Directory B2C, Azure Communication Services, Azure Databricks, Azure Healthcare APIs, Azure Maps, Azure Portal, Azure SQL Database, Container Registry, Media Services, Microsoft Defender External Attack Surface Management, Microsoft Entra ID, Microsoft Purview, Microsoft Sentinel, Video Indexer e Virtual Desktop.”
Houve ainda relatos de falhas em serviços da Microsoft que dependem do Azure, incluindo Outlook, Teams, Copilot e Xbox Live.
A Microsoft informou que reverteria sua configuração para o “último estado conhecido como estável”, o que parece uma forma bonita de dizer que ela reiniciou o computador.
Enquanto fazia isso, a empresa sugeriu aos clientes redirecionar temporariamente o tráfego do Azure Front Door para seus próprios servidores, usando o Azure Traffic Manager, como estratégia de contingência.
Entre os clientes mais afetados esteve a Alaska Airlines, cujo site caiu durante a falha, e a Vodafone, uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo.
Foi um dia e tanto para uma grande falha, porque a Microsoft divulgou nesta quarta seus resultados do primeiro trimestre do ano fiscal de 2026, período em que a receita da Azure e de outros serviços de nuvem cresceu 40% em relação ao ano anterior.
Esta é a maior falha de grande provedor de nuvem da última semana.
A AWS resolveu há poucas horas problemas que afetaram sua região US-EAST-1, que havia sofrido uma grande interrupção na semana anterior.
