ERP

Mondial adota S/4 Hana com Engine Brasil

Migração começou em outubro de 2022 e foi concluída em janeiro deste ano.

31 de janeiro de 2024 - 13:22
Joab Brito, head de TI da Mondial. Foto: Divulgação

Joab Brito, head de TI da Mondial. Foto: Divulgação

A Mondial, uma das maiores marcas de eletrodomésticos portáteis do Brasil,  adotou o sistema de gestão S/4 Hana da SAP em um projeto liderado pela Engine Brasil, consultoria especializada em soluções da multinacional alemã.

Segundo Joab Brito, head de TI da Mondial, o sistema utilizado anteriormente, que não foi divulgado, não atendia mais às necessidades da companhia. 

Com a aquisição da planta da Sony em Manaus, ainda em 2020, a empresa ingressou na produção de novas categorias. Isso aumentou a complexidade da operação, da cadeia de fornecedores até a produção, planejamento e acompanhamento dos processos. 

“O sistema anterior nos trouxe até aqui, mas precisávamos de um ERP mais robusto, que fosse nossa espinha dorsal, alinhado ao nosso roadmap de crescimento. Escolhemos a Engine por sua experiência consolidada em SAP e por viabilizar a implantação como serviço, o que nos permitiu diluir o custo a longo prazo, com a garantia do menor impacto inicial possível à operação”, explica Brito. 

A Mondial iniciou o desenho da solução a partir de uma análise de custo total de propriedade (TCO, na sigla em inglês), para avaliar os valores empregados na gestão da aplicação em uso e realizar um comparativo com a implantação do novo sistema. 

No estudo, foi revelado que a nova solução de ERP poderia reduzir os custos de TI da companhia em até 60%, além de conferir maior previsibilidade financeira para o projeto. 

A empresa, então, partiu para a implementação, com o go-live do projeto sendo executado em etapas. 

Na primeira, em outubro de 2022, quatro unidades do grupo Mondial iniciaram a operação com o S/4 Hana. Na segunda fase, em janeiro de 2024, os demais negócios também migraram para o novo sistema.  

Atualmente, o projeto se encontra na fase de estabilização do ambiente, com definição de pontos de melhoria.

“Nossa intenção era não travar os processos, não ter pausa ou perda, e conseguimos até mesmo otimizar nossos resultados. Estamos em uma curva de aprendizagem importante para a companhia. Esperamos agora o aumento da produtividade e a melhoria dos processos. Visualizamos atingir um novo patamar nos próximos seis meses”, detalha Brito.

No go-live, a Mondial registrou 100% de operação durante toda a transição, sem interrupções ou perdas. Após seis meses da implementação, a empresa registrou aumento de 30% em seu faturamento mensal.

Fundada em 2000, a Mondial possui complexos industriais em Manaus e Conceição do Jacuípe, na Bahia, além de centros de distribuição e unidades de negócios em outros quatro locais.

A empresa reúne um total de 4,8 mil colaboradores diretos e possui mais de 400 produtos em linha, atuando nos mercados de portáteis, climatização, cuidados pessoais, áudio e vídeo, ferramentas e eletrônicos.

Já a Engine Brasil foi fundada em 2011 e é uma consultoria de gestão empresarial parceira Gold da SAP. Atualmente, possui 100 funcionários e clientes como Mondial, Petroplus, Biochimico e Silimed.