
Trading de grãos vai de ERP SAP. Foto: divulgação.
A Multigrain, trading que trabalha com compra e venda de commodities agrícolas (soja, milho e algodão) finalizou a implantação de um pacote de 12 soluções da SAP para garantir maior eficiência na gestão de seus negócios.
O projeto, de valor não aberto, envolveu a adoção do ERP e dos módulos ACM, de gestão de contratos agrícolas, e JAM, plataforma de colaboração empresarial que permite a comunicação entre a equipe de projeto e os colaboradores da empresa.
Para a companhia, controlada desde 2011 pela japonesa Mitsui & Co., o investimento em TI servirá para sustentar o plano de crescimento da companhia, que quer triplicar seu volume negociado nos próximos 5 anos.
Denominada Projeto Semear, a iniciativa teve início em julho de 2013 e foi concluída em outubro de 2014, contemplando toda a cadeia produtiva da Multigrain, desde os produtores até às áreas administrativas da empresa.
“Para atingirmos nosso plano de crescimento neste período seriam necessárias algumas mudanças nos processos em nossa área de negócios que envolveriam adoção de tecnologias capazes de transformar nosso plano em realidade”, diz Alexandre Gomiero, responsável pela implementação do SAP na Multigrain.
De acordo com Gomiero, as análises e controles de contratos eram feitas manualmente por meio de planilhas, questão que gerava grande atraso nas negociações e limitava a busca por melhores oportunidades de negócios.
"Daqui em diante, esses controles serão automatizados e as informações serão mais confiáveis e exatas para nos ajudar a tomar as melhores decisões”, acrescenta o executivo.
Sediada na cidade de São Paulo, a Multigrain opera no comércio internacional de commodities agrícolas, como soja, milho e algodão, atuando nos processos de comercialização e exportação. Possui escritórios de compras e armazéns nos principais estados produtores de grãos, e trabalha nos principais corredores de exportação.