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A Nacional Gás, líder em vendas de gás liquefeito de petróleo (GLP) no Brasil, desenvolveu um aplicativo para comercialização de botijões nos mesmos moldes do iFood.
Anteriormente, as vendas já eram feitas pelo site ou pelo 0800. Com o app denominado Minha Revenda, os revendedores poderão também programar a troca de botijões vazios por cheios, controlar o estoque de botijões e consultar o saldo de crédito liberado.
Segundo informações da Nacional Gás ao site Neofeed, aplicativo se tornou o principal canal de vendas de botijões da companhia mesmo na fase piloto. Até o final de 2026, o intuito é ter toda a base de mais de 6 mil revendedores atendida pelo app.
A empresa também fechou uma parceria com a Zé Delivery, aplicativo desenvolvido pela Ambev, para comercializar os botijões nos estados de Minas Gerais e Ceará, desta vez com foco no consumidor final. Ainda não há previsão de expansão para outros estados.
O app Minha Revenda faz parte de um plano de ação da Nacional Gás para investir cerca de R$ 150 milhões em tecnologia, de olho na implementação do programa Gás do Povo, do governo federal, voltado ao gás de cozinha.
O Gás do Povo substituirá o antigo Auxílio Gás e garantirá o acesso gratuito ao botijão de gás de cozinha (GLP) para famílias em situação de vulnerabilidade social.
Em vez de um auxílio em dinheiro, o benefício será concedido por meio de um vale-recarga para ser retirado diretamente em revendedoras credenciadas.
Durante os próximos cinco anos, a Nacional Gás planeja investir cerca de R$ 750 milhões em tecnologia.
O foco será na criação de novas soluções digitais, na troca do sistema de gestão da Oracle pela SAP e na implantação de um núcleo de inteligência artificial para aprimorar o modelo de governança de dados da companhia.
Além disso, a empresa planeja um assistente virtual para atender os funcionários sobre políticas e processos internos.
Sediada em Fortaleza, a Nacional Gás atua no segmento de GLP, tanto em embalagens envasadas (como botijões P8, P13, P20 e P45) quanto a granel, para tanques de indústrias e condomínios, e está presente em 22 estados além do Distrito Federal.
A companhia disputa um mercado altamente competitivo e sua liderança, com 25,06% do market share no setor, é mínima. A Copa Energia possui 25,05%, seguida pela Supergasbras, com 20,8%, e pela Ultragaz, com 11,8%.
A Nacional Gás pertence ao Grupo Edson Queiroz, do qual também fazem parte as empresas Minalba, Esmaltec e Sistema Verdes Mares de Comunicação. Em 2024, o grupo faturou R$ 12,8 bilhões, alta de 36% sobre o ano anterior.
