
A Natura tem operação em mais de oito países. Foto: Divulgação
A Natura, gigante brasileira de cosméticos, lançou uma ferramenta mobile que analisa a pele por meio de inteligência artificial e realidade aumentada.
A partir de um estudo de comportamento, a marca identificou que muitos clientes têm dificuldade de reconhecer particularidades do seu rosto, enquanto os consultores precisavam de uma nova forma de identificar o tratamento e o produto mais adequado para eles.
Com isso, o projeto surgiu como uma colaboração entre as áreas de pesquisa e desenvolvimento de produtos, inovação digital e Natura Startups.
A análise é feita a partir de uma selfie com o rosto limpo, sem maquiagens ou acessórios, em um espaço iluminado, com fundo neutro ou branco.
Como complemento, o processo inclui um questionário para compreender melhor os desejos do consumidor, sugerindo mais de 26 opções de produtos da linha Chronos, voltada para o segmento anti-idade.
Nos testes, a ferramenta teria demonstrado uma performance positiva a partir de um painel técnico, que contou com o acompanhamento de cientista de eficácia, especialista em imagem, dermatologista e 50 voluntárias.
As mulheres tinham variação de grau do estado da pele em rugas, textura, manchas, tom e idade.
A solução já está disponível no site da Natura para dispositivos Android e iOS, sem necessidade de download, e pode ser usada tanto de forma individual como durante o atendimento por um consultor de beleza.
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética, que conta também com marcas como Avon, The Body Shop e Aesop.
Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca podem ser adquiridos com mais de 2 milhões de consultores, por meio do e-commerce, aplicativo Natura, nas lojas próprias ou nas franquias.