BELEZA

Natura e Avon integram sistemas de vendas

Unificação dos softwares foi realizada com a paulistana Sysmap Solutions.

12 de março de 2024 - 11:36
Fábio Colletti Barbosa, CEO da Natura&Co (Foto: Divulgação)

Fábio Colletti Barbosa, CEO da Natura&Co (Foto: Divulgação)

A Natura, que comprou a Avon em 2020 por cerca de US$ 2 bilhões, acaba de unificar os sistemas de venda direta e forças de vendas das duas marcas com a Sysmap Solutions, paulistana especializada em desenvolvimento de software com uma forte atuação em software de gestão de relacionamento com cliente (CRM, na sigla em inglês).

Como as empresas eram abarcadas em plataformas distintas, o principal desafio foi aprimorar o sistema da Natura para que ele suportasse a carga de acesso dupla sem que isso afetasse a performance e de modo a criar uma única experiência de compra multimarca.

Para isso, o projeto envolveu um time de aproximadamente 100 profissionais das áreas de produtos, experiência, engenharia, comercial, testes, infraestrutura e DevOps.

O objetivo também era que o projeto incluísse a preparação, treinamento e capacitação das áreas de vendas das unidades.

A integração entre as duas marcas começou ainda no ano passado com a fusão das revendedoras das empresas, que passaram a ter um único cadastro, conforme reporta a Folha de S. Paulo.

Com isso, elas passaram a registrar os pedidos dos clientes em um mesmo aplicativo, recebendo as encomendas em uma só remessa, uma vez que os centros de distribuição já haviam sido integrados.

Também foram integrados suporte, comunicação e portfólio de produtos das companhias.

Para as próximas etapas, as empresas devem trabalhar na evolução da experiência e lançamento de novas soluções para as consultoras de beleza da Natura e Avon.

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosméticos. Anteriormente, o grupo também controlava as marcas Aesop e The Body Shop, vendidas em 2023.

A empresa tem operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia. Seus produtos podem ser adquiridos com mais de 2 milhões de consultores por meio do e-commerce, aplicativo Natura, lojas próprias ou franquias.

Criada em 1886 nos Estados Unidos, a Avon surgiu a partir da California Perfume Company, em Manhattan. O nome conhecido atualmente só foi definido em 1939, inspirado na cidade natal de William Shakespeare, na Inglaterra. A marca chegou ao Brasil apenas em 1958 e hoje o país é seu maior mercado. 

No mercado desde 1999, a Sysmap tem mais de mil funcionários e exibe no seu site mais de 100 clientes.

A lista inclui uma boa representação no setor de telecom (Vivo, Claro, TIM, Nextel e Sky), educação (Kroton e Insper), indústria (Fiat, Usiminas e Duratex), serviços financeiros (Safra, Sodexo, Banco Bonsucesso), varejo (FNAC, Dia, C&A) e saúde (Unimed, Sompo e Fleury).