
www.ducker.com.br
O torcedor gremista Thiago Locatelli decidiu expressar na web a paixão pelo clube com a criação de um encurtador de URLs batizado de Grem.io.
A ideia que surgiu durante a vitória por 1x0 do Grêmio frente o Corinthians e Grêmio no dia 11 de setembro e utiliza o domínio .io.
O .io pertence ao chamado Território Britânico do Oceano Índico, uma área de posse britânica que agrega cerca de 2,3 mil ilhas tropicais situadas no arquipélago de Chagos, entre a África e a Indonésia.
“Fui buscar domínios que fossem curtos e que apresentassem alguma relação com o Grêmio, quando descobri que grem.io estava disponível, registrei na hora", explica Locatelli
A iniciativa repercutiu entre os gremistas. Em menos de duas semanas no ar, o encurtador já tem um total de 3 mil URLs geradas, cerca de 80 por dia. Foram aproximadamente 100 mil acessos até esta terça, 26. O link encurtado segue o modelo http://grem.io/mq8Yw .
Thiago Locatelli, que é cientista da computação e mestre em sistemas de informação pela PUC-RS, comenta que a maioria dos links gerados é referente aos acontecimentos do tricolor, mas também há conteúdo político e notícias em geral.
Para manter o domínio por 5 anos, Locatelli investiu em torno de R$ 323. Anúncios foram cogitados em um primeiro momento, mas o gaúcho descartou a ideia em prol de um visual “limpo” para o site.
“A intenção não é ganhar dinheiro, mas fazer aquilo que eu gosto. Se um dia eu fechar este serviço, repassarei o domínio ao clube”, explica Locatelli.
O site funciona integrado com o Twitter, Facebook, Orkut, Linkedin, entre outras redes, e apresenta atualizações diretas dos últimos tweets que usaram o encurtador.