
O nome da Siemens deve sair daí. Foto: divulgação.
A finlandesa Nokia, multinacional fabricante de celulares, anunciou a compra a participação da Siemens na joint venture Nokia Siemens Networks. O valor da compra é de € 1,7 bilhão.
A Nokia Siemens Networks foi criada em 2007 como uma provedora de serviços e infraestrutura e telecomunicações, com ambas as empresas possuindo 50% de share na companhia, que tem atuação em 150 países em todo o mundo.
A investida da Nokia mostra um possível interesse dos finlandeses em reforçar sua presença no mercado de infraestrutura de comunicações, já que no segmento de telefones para o consumidor final, a empresa está passando por dificuldades, concorrendo com pesos pesados como Samsung e Apple.
Conforme dados do Gartner, a Nokia teve no primeiro trimestre de 2013 uma queda de 24% em seu market share global, ficando em segundo lugar com 14,9%. Em comparação a Samsung teve um aumento de 13%, chegando aos 23,6% do share.
Segundo destacam analistas, a Nokia Siemens Networks se mantém como um ponto positivo no balanço da companhia finlandesa. Em 2012, a companhia registrou lucro em sua operação, resultado que vem se mantendo trimestre a trimestre.
A Nokia pretende manter o atual CEO, chairman, a estrutura de gestão e governança na Siemens e a sede da NSN permanecerá em Espoo, na Finlândia.
A Siemens está ansiosa para sair do negócio de wireless para se concentrar em equipamentos de energia, saúde e infra-estrutura, de acordo com um comunicado de imprensa das duas empresas.